Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Bélgica e Rússia se enfrentam no Maracanã


Getty Images

Gente de Opinião

Bélgica e Rússia se enfrentarão às 13h deste domingo (22.06) no Maracanã, pelo Grupo H da Copa do Mundo. Apesar de ser apenas a segunda apresentação dos europeus, a partida no Rio de Janeiro será decisiva para as pretensões de ambas as seleções e pode valer a liderança da chave. Caso vençam, os belgas estarão com a vaga assegurada nas oitavas de final, mas os russos também necessitarão dos três pontos para encaminhar a classificação, que só poderá vir na última rodada.

Apontadas como as equipes mais fortes da chave, Bélgica e Rússia tiveram estreias complicadas. Os belgas sofreram para superar a Argélia por 2 x 1, de virada. O zagueiro e capitão dos “Diabos Vermelhos”, Vincent Kompany, diz que não há favoritismo, principalmente após os primeiros jogos desta Copa.

Getty Images

Gente de Opinião

“Temos que provar com resultados. Quais das grandes seleções mostraram até aqui que são excelentes e podem vencer a Copa? Favoritismo não quer dizer nada, importante é a vitória e a classificação”, afirmou Kompany, que era dúvida para o duelo, mas treinou normalmente no Maracanã neste sábado e deve estar entre os titulares da Bélgica.

Após o empate em 1 x 1 com a Coreia do Sul, o treinador da Rússia, Fabio Capello, disse estar surpreso com o nível elevado das partidas desta Copa e que não há como apontar vencedores antes dos jogos. “Se algo me surpreendeu foi o nível do futebol apresentado em todas as partidas. Ninguém pode chegar e dizer que vai ganhar antes do jogo. Cada partida é difícil, nada é dado de bandeja, você tem que merecer para conseguir a vitória”.

Para ele, a partida será aberta e direcionada para o ataque, já que as duas seleções necessitam da vitória. “Nas Eliminatórias, a Bélgica se mostrou uma equipe equilibrada e forte, compacta e com grandes talentos individuais, mas confio nos meus jogadores. A Bélgica também sofreu na estreia e vão ter que jogar bem, apesar de terem vencido. Por isso, as duas equipes devem sair para o jogo”.

No entanto, o técnico belga Marc Wilmots admite que após a primeira vitória, seus comandados devem buscar controlar as ações com mais tranquilidade. “Eu não tenho uma tática fixa, busco aproveitar a qualidade dos meus jogadores. Queríamos ganhar da Argélia para ter uma posição mais confortável. Agora, com a Rússia temos que controlar o jogo”.

A pressão da estreia na Copa do Mundo também foi citada pelo defensor russo Vasily Berezutskiy, que garante que a equipe está mais tranquila para o segundo desafio. “Todas as condições foram oferecidas a nós. Estamos nos sentindo responsáveis diante da torcida, mas serenos e tranquilos para esta partida. Na estreia havia uma adrenalina extra”, justificou.

O goleiro Igor Akinfeev, que falhou no gol sofrido para os sul coreanos na primeira partida, está garantido entre os 11 titulares russos. “Ele vai permanecer, é um excelente goleiro e nem por um segundo pensei em tirá-lo da equipe. Ele é um dos melhores goleiros do mundo”, elogiou Capello.

Getty Images

Gente de Opinião

O duelo deste domingo pode desempatar a história dos confrontos entre belgas e russos em Copas do Mundo. Nas quatro partidas disputadas até hoje, são duas vitórias para cada lado, sendo dez gols anotados pela Rússia e oito pela Bélgica. Ainda como União Soviética, o país venceu os jogos das edições de 1970 (4 x 1) e de 1982 (1 x 0). No entanto, os belgas levam vantagem no histórico mais recente: venceram em 1986 (4 x 3) e em 2002 (3 x 2).

Palco

Getty Images

Gente de Opinião

Esta será a terceira partida disputada no Maracanã na atual edição da Copa do Mundo e a segunda da história do estádio em Mundiais com duas equipes europeias. Kompany disse que pisar no gramado da arena é a realização de um sonho de infância. “Eu joguei em muitos estádios na Europa, mas dois são mais simbólicos no mundo, Wembley (em Londres) e o Maracanã. Estar aqui é um sonho de garoto. Entre outros sonhos que realizei na carreira, esse será mais um. Já foi uma emoção poder sentir o gramado no treino e será uma grande honra jogar aqui”, exaltou.

O treinador italiano Fabio Capello, que dirige os russos, também elegeu o estádio inglês e o brasileiro como os maiores templos do futebol, mas, não deixou de colocar um palco da Itália na lista. “Existem estádios que têm um charme e exercem uma fascinação, um deles é o San Siro (em Milão), outro da Europa é Wembley, além do Maracanã. É um sonho para qualquer um estar neste gramado”.


Quem também vai poder sentir a emoção de uma partida de Copa do Mundo no Maracanã será a família real belga. O rei Filipe e a rainha Mathilde comparecerão ao jogo.

Operação

O Governo Federal, a FIFA, o Comitê Organizador Local (COL), além do município e do estado do Rio de Janeiro definiram alguns ajustes a serem feitos na operação para as partidas no Maracanã, após o incidente envolvendo torcedores chilenos no dia 18 de junho. As grades derrubadas por eles foram reforçadas. No jogo entre Bélgica e Rússia, a Polícia Militar vai aumentar o efetivo em torno do estádio, com mais 600 policiais, além dos 2,5 mil profissionais que atuaram em cada um dos dois jogos na cidade.

O COL também disponibilizou mais dois quilômetros de barreiras para áreas estratégicas, enquanto a prefeitura antecipou o fechamento parcial das ruas próximas à arena. Desde o início da manhã veículos não credenciados serão impedidos de circular na região.

A primeira parte das interdições será feita sete horas antes do início da partida, às 6h da manhã – nas ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário. A partir das 7h, as avenidas Radial Oeste (sentido Centro), Maracanã, Prof. Manoel de Abreu, viadutos Oduvaldo Cozzi e de São Cristóvão, e ruas Mata Machado e Radialista Waldir Amaral serão bloqueadas.

A área interditada tem um raio de 800 metros a partir do estádio. Neste perímetro, apenas portadores de ingressos, profissionais e moradores credenciados poderão transitar a pé pelo local até duas horas após o jogo.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública contará com 519 agentes de controle urbano e de trânsito. Eles irão fiscalizar a região para coibir ações de marketing de emboscada, de flanelinhas e cambistas, venda irregular de produtos por ambulantes, consumo de bebidas alcoólicas e estacionamento irregular. As ações contarão com apoio de guardas bilíngues.

Transporte público

Como em todos os jogos, a recomendação é o uso prioritário do transporte público. Torcedores com ingresso que se deslocarem da zona norte e zona sul podem usar as linhas 1 e 2 do metrô sem precisar pagar passagem. A transferência entre as duas linhas pode ser feita em todas as estações no trecho compartilhado entre Central e Botafogo.

Para facilitar o deslocamento até o estádio, os torcedores deverão priorizar a estação de acordo com o seu portão de entrada – há letreiros com informações dentro do próprio sistema do metrô. Todas as estações ficam em um raio de dez minutos de caminhada do estádio e o trajeto será sinalizado com placas instaladas pela prefeitura.

Quem tem ingressos para os portões A (bilhetes com a cor azul), B e C (amarelo) deve desembarcar na estação Maracanã – onde há uma integração com os trens metropolitanos. A estação São Cristóvão é prioritária para quem terá de entrar pelos portões E e F (verde). O público que acessará o estádio pelo portão D (vermelho) deve utilizar a estação São Francisco Xavier.

BRT Transcarioca

Os torcedores que saírem do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ou da zona oeste poderão utilizar o BRT Transcarioca para se deslocarem até o Maracanã. Haverá ônibus expressos saindo do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, do Fundão e do aeroporto. Os passageiros devem desembarcar na estação Vicente de Carvalho e fazer a integração com a linha 2 do metrô no mesmo local.

Quem chegar no Aeroporto Santos Dumont no dia da partida também pode pegar um ônibus gratuito até a estação Cinelândia, no centro, e seguir de metrô até a arena.

Veículos fretados que desejarem circular pelo Rio de Janeiro devem estar atentos às regras decretadas no Diário Oficial. Um bolsão de estacionamento foi montado na Ilha do Fundão para ônibus e vans. Os passageiros deverão desembarcar no local e utilizar o transporte público da cidade.

Fonte: Portal da Copa

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)