Domingo, 15 de junho de 2014 - 19h03
Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Romario e até o folclórico jogador pernambucano Flávio Caça-Rato podem ser vistos juntos em praticamente todas as atividades festivas do ano em Pernambuco. E nem precisam abandonar os treinos pra isso. Réplicas gigantes dessas celebridades do esporte e da cultura mundial são tão importantes e lembradas no imaginário visual da folia quanto os passistas de frevo. E como a Copa do Mundo no Recife também é festa, os bonecos gigantes de Olinda também não poderiam ficar de fora.
Acredita-se que eles aportaram em Pernambuco junto com os portugueses durante a colonização, uma vez que derivaram dos chamados "Gigantones", populares em festas, romarias e cortejos na Europa. Não se sabe ao certo quando surgiu o primeiro boneco 100% feito no país, mas os primeiros passos desses gigantes foram registrados em Belém do São Francisco no Sertão do estado, onde desfilaram pela primeira vez em 1919.
Ao passar dos anos, os bonecos saíram do sertão e foram ao litoral, fixando residência em Olinda e saindo às ruas em época de carnaval acompanhando troças e blocos diversos. E um artista plástico, morador do bairro do Amparo na cidade histórica, foi o "pai" mais famoso destas grandes figuras. Silvio Botelho, 58, já produziu uma centena deles, tendo sido "O Menino da Tarde" a sua primeira criação, em 1974. "O Menino da Tarde", por sinal, é filho do encontro entre "O Homem da Meia-Noite" e "A Mulher do Dia", dois dos maiores ícones do carnaval olindense.
Cada boneco de Botelho é confeccionado em torno de vinte dias com uma técnica que combina modelagem direta em bloco de isopor e fibra de vidro. Alguns deles chegam a pesar em torno de 15kg, dando um bom trabalho para os carregadores que dão vida a eles, sem deixar de girar, pular e sacodir os seus braços.
Como se não bastasse o tamanho que não dá pra ignorar, os bonecos também possuem no período de folia um dia só pra eles. O "Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda", como o nome já diz, reúne boa parte destes grandes ícones. É o momento em que é possível ver lado a lado nas ladeiras do Sítio Histórico gente como Obama, Silvio Santos, Michael Jackson, Lula, Alceu Valença, Chacrinha, Luiz Gonzaga, Mandela, Chico Science e o técnico Felipão em réplicas de 3m de altura.
Mas não é nem preciso esperar pelo Carnaval para poder vê-los. O Bairro do Recife abriga a "Embaixada dos Bonecos Gigantes", uma espécie de museu e galeria que está aberto todos os dias do ano para visitação dos turistas e pesquisadores. A Embaixada, criada em 2008, é obra do empresário e produtor cultural Leandro Castro, que agrupou em um ateliê na Rua do Bom Jesus um significativo apanhado destas enormes figuras.
E o nome de Embaixada para designar o museu de bonecos cai bem no imaginário recifense sempre tão afeito a hipérboles e feitos pitorescos como o fato de abrigar o "maior bloco de carnaval do mundo" (Galo da Madrugada), o "mais antigo jornal em circulação do Brasil" (Diario de Pernambuco), a "maior avenida em linha reta da América Latina" (Av. Caxangá) e a "primeira emissora de rádio do Brasil" (Rádio Clube). Em meio a uma terra tão singular e cheia de histórias, vale ainda lembrar que nenhuma letra se repete na palavra Pernambuco.
Embaixada dos Bonecos Gigantes
Endereço: Rua do Bom Jesus, 183, Recife Antigo - Recife / PE
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada: R$ 10
Outras informações: (81) 3441-5102
Site: www.bonecosgigantesdeolinda.com.br
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara