Quinta-feira, 19 de junho de 2014 - 10h58
O coração de uma Copa do Mundo está no estádio de cada cidade sede. Mas sendo um Mundial o evento de maior apelo no planeta para os amantes de futebol, a competição, para ser bem-sucedida, não pode se basear apenas em estádios e hotéis. É preciso que todos os elementos da cidade sede funcionem em harmonia para que os turistas vivam uma experiência inesquecível.
Nesse sentido, Brasília certamente vai deixar uma ótima impressão nos torcedores colombianos que desembarcaram aos milhares nos últimos dias para acompanhar o 21º duelo da Copa, entre Colômbia e Costa do Marfin, nesta quinta-feira (19.06), às 13h.
Desde o início da manhã, a movimentação de torcedores colombianos já era grande nos arredores do estádio e também na Torre de TV, que servia como um ponto de concentração. Assim, quando os portões foram abertos, às 10h, milhares de torcedores colombianos já estavam a postos.
Jorge Muñoz, 38 anos, veio da Colômbia para o Brasil com o pai, Jorge Muñoz; o irmão, Andrez; o sobrinho, Esteban Diaz; o cunhado, Carlos Diaz; e a cunhada, Andrea Galindo. Entre os anos de 2000 e 2006, Jorge (o filho) viveu em São Paulo e agora retorna ao Brasil para a Copa do Mundo.
Para a família, os dias passados em Brasília foram perfeitos em todos os sentidos. “O aeroporto é muito bem organizado. Foi fácil retirar as bagagem e a saída foi bem tranquila, está bem sinalizado”, elogiou. “Em termos de organização, não temos do que reclamar. Nós alugamos um carro e ontem (quarta-feira) fomos à Fan Fest para ver Croácia e Camarões e também achamos muito bom. Brasília é um lugar excelente”, continuou.
O sentimento era o mesmo dos irmãos Andrez Felipe Osorno, 41 anos, e Carlos Alberto Osorno, 46, moradores da Colômbia, que vieram ao Brasil acompanhados do amigo Jair Jaramillo, 23 anos, que vive nos Estados Unidos.
“A estrutura de Brasília é a melhor de todas. Viemos do Rio e achamos tudo muito organizado. O aeroporto é ótimo, o transporte público funcionou bem e as pessoas são muito educadas. Gostamos de tudo”, declarou Andrez.
Tendo chegado bem cedo ao estádio, Fabian Mujica estava com um grupo de cinco amigos de infância, todos com os rostos pintados com as cores da Colômbia. “Não tivemos nenhum problema desde que chegamos a Brasília. O aeroporto funcionou perfeitamente, usamos o metrô e foi ótimo e fomos muito bem tratados por todas as pessoas. É verdade que muitos não falam o espanhol, mas isso não chegou a ser um problema. Brasília é ótima, muito organizada, tem uma arquitetura linda, as vias são amplas e nós adoramos tudo”, destacou Fabian.
Turismo pré-jogo
Com um jogo de Copa do Mundo marcado para às 13h, fazer turismo antes de ir para o estádio é algo impensável para a maioria dos turistas que querem acompanhar uma partida do Mundial nas arenas. Mas em Brasília isso não só é possível como foi um dos fatores que encantaram os torcedores da Colômbia que se concentraram na Torre de TV.
Às 9h, dezenas deles já se estavam no local e antes das 10h o número já havia subido para mais de 200 torcedores. Antes de partir para o estádio, eles aproveitaram para circular pela Torre de TV, fotografar a fonte e, é claro, subir no mirante e admirar lá de cima a capital federal.
Jania Sejir está hospedada com amigos em um hotel próximo ao aeroporto. Ela contou que o taxi os deixou perto da Torre de TV rapidamente e que deu tempo para passear antes de ir para o estádio. “A organização de Brasília é excelente e não tivemos qualquer problema para chegar aqui. Gostamos muito da cidade”, disse a colombiana.
A única dificuldade nesta manhã foi encontrar torcedores da Costa do Marfim. A reportagem do Portal da Copa rodou pelos arredores do estádio e pela Torre de TV até às 10h40 (antes de entrar no Estádio Mané Garrincha) e não conseguiu encontrar nenhum marfinense.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e