Segunda-feira, 10 de agosto de 2020 - 21h24
Processo contou com
a adesão de todos os clubes das Séries A e B. Acordo terá duração de quatro
anos (2020-2023) e passa a valer já para esta edição das duas divisões do
Campeonato Brasileiro, iniciadas no último fim de semana.
A Confederação
Brasileira de Futebol (CBF) e os 40 Clubes das Séries A e B do Campeonato
Brasileiro concluíram a comercialização dos direitos internacionais de
transmissão e dos direitos internacionais para streaming for betting das
edições 2020, 2021, 2022 e 2023 do Brasileirão das duas séries.
A assinatura dos
contratos com a Global Sports Rights Management (GSRM) compreendendo os
direitos internacionais para TV aberta, TV fechada, Pay Per View, internet e
OTT/streaming, e com o consórcio Zeus Sports Marketing/Stats Perform para
direitos internacionais para streaming for betting, marca a conclusão de um
processo iniciado em 2019, que contou com um detalhado trabalho técnico por
parte de uma comissão integrada por CBF e clubes.
“Esses contratos
são a celebração da união da CBF e dos 40 clubes das Séries A e B em torno de
um projeto que representa um desejo muito antigo do futebol nacional que agora
se concretiza. É um passo fundamental para a internacionalização do Campeonato
Brasileiro. Foi uma decisão construída coletivamente, a partir de um trabalho
técnico minucioso e de alta qualidade. Mesmo no momento difícil que vive o
esporte mundial, o campeonato mais equilibrado do mundo tem todas as condições
de ganhar mercado”, afirma o Presidente da CBF, Rogério Caboclo.
A partir da
recomendação estratégica conferida pelo grupo técnico integrado pela
Confederação e por profissionais indicados pela Comissão Nacional de Clubes
(CNC), órgão estatutário da CBF com atuação independente, a decisão pelas duas
empresas foi tomada com o voto exclusivo dos clubes e anunciada no dia 17 de
abril passado, tendo restado a formalização dos acordos, que agora foi
superada. A CBF abriu mão de qualquer participação econômica no contrato em
favor dos clubes.
A definição pelos
dois parceiros surgiu a partir da avaliação dos modelos de negócio de cada uma
das empresas interessadas, em relação às formas de distribuição do produto,
experiência em projetos desta natureza, sistema de remuneração dos clubes e
capacidade de inovação na área tecnológica.
Os modelos de
negócio selecionados contemplarão pagamento de garantia mínima e, em relação
aos direitos internacionais de transmissão, divisão de receita por performance
de vendas. Estão previstos ainda investimentos nas áreas de branding,
identidade visual, ações de ativação no mercado global e combate à pirataria.
Além disso, garantem aos clubes uma gestão compartilhada das estratégias
mercadológicas e controle, por meio de auditoria, dos resultados obtidos.
Sobre a Global
Sports Rights Management
A atuação da GSRM
terá como objetivo principal ampliar a visibilidade e o interesse de
consumidores de todo o mundo pelo futebol brasileiro por meio da exibição das
partidas em tevê aberta, tevê fechada, pay per view e streaming.
Além da venda
direta dos direitos de transmissões a outros canais de televisão, a GSRM também
vai criar uma plataforma de streaming (OTT) - desenvolvida e dirigida pela
Fanatiz - para exibição de todas as partidas do Brasileirão das Séries A e B,
por meio de assinaturas mensais, que poderá ser acessada no mundo todo, exceção
feita ao território brasileiro. A previsão é de exportação integral e
abrangente do Brasileirão, por intermédio da venda direta aos consumidores, e
ainda explorar a criação de “branded content” e publicidade virtual durante as
transmissões, entre muitas outras possibilidades de gerar ganhos para os
clubes.
“O principal foco
de nosso trabalho é ampliar a visibilidade dos campeonatos brasileiros das
Séries A e B no Exterior e levá-lo a um nível mais alto de exposição internacional.
Hoje já há um grande interesse, não atendido, pelo futebol do Brasil em
mercados da Ásia, da América Latina, da América do Norte e da Europa”, explica
Hernan Donnari, CEO da GSRM. “O Brasileirão da Série A é uma das dez principais
competições do mundo e o país é o exportador número um de jogadores no planeta.
A isso se somam ainda sua moderna estrutura de estádios e a altíssima qualidade
de sua produção audiovisual, o que faz do Campeonato Brasileiro um produto
imperdível”, completou.
A GSRM é uma joint
venture que reúne o conhecimento e o alcance de empresas como a Fanatiz, uma
das plataformas de streaming da área de esportes que mais cresce no mundo, e
que está presente atualmente em mais de 80 países nos 5 continentes; da 1190
Sports, empresa especializada em inovação em transmissões, gerenciamento
esportivos e sports rights; e da 777, uma empresa privada de investimentos
norte-americana especializada em áreas que incluem tecnologia, esportes, mídia,
aviação, energia e seguros, entre outras.
Sobre o consórcio
Zeus Sports Marketing e Stats Perform
A Stats Perform,
empresa líder em tecnologia de dados e IA (inteligência artificial), foi
escolhida como a detentora exclusiva de direitos de streaming for betting e
provedora de dados de apostas para o Brasileirão Série A e Série B. O acordo de
quatro anos com a CBF e os clubes é um consórcio formado com a Zeus Sports
Marketing (ZSM), uma agência com escritórios em Londres e Cingapura.
A combinação de
dados ultrarápidos obtidos direto do estádio pela Stats Perform, o streaming ao
vivo de baixa latência e o futebol de alta qualidade criam experiências de alto
nível no mercado de apostas, considerado confiável pelos principais provedores,
operadores licenciados de apostas esportivas e seus clientes.
“Estamos muito
satisfeitos por termos sido escolhidos e pela confiança da CBF e dos clubes
para oferecer experiências de apostas de alta qualidade. O Brasil produz o
maior número de jogadores de futebol profissionais em todo o mundo e é
emocionante estar envolvido neste momento. Estamos ansiosos para trabalhar com
os campeonatos neste início de temporada”, comentou Alex Rice, Diretor de
Direitos da Stats Perform.
Os dados oficiais
de apostas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e os direitos de streaming
for betting fazem parte do portifólio de conteúdo de apostas do Stats Perform,
que também inclui o futebol espanhol com a La Liga, o futebol francês com Ligue
1, a MLS, a WTA e vários outros esportes e competições. Os direitos são
distribuídos com segurança para criar experiências de apostas confiáveis e
excepcionais online, no celular e em locais de apostas de varejo.
“A ZSM está
satisfeita por ter construído este acordo comercial marcante entre a CBF, a
Comissão Nacional de Clubes e o Stats Perform, que garante que o futebol
brasileiro retorne à arena de apostas e dados. Estamos ansiosos para servir o
Stats Perform, a CBF e todos os 40 clubes das duas principais divisões para
trazer este conteúdo de futebol de alto nível para serviços em todo o mundo.”
disse Josh Burack, sócio e diretor administrativo da Zeus Sports Marketing Asia
Pacific.
A Stats Perform
coleta os dados esportivos mais ricos do mundo e os transforma por meio de uma
revolucionária inteligência artificial (IA) para desbloquear os insights mais
aprofundados para mídia e tecnologia, apostas e desempenho de equipe. Com
raízes de quase 40 anos, a Stats Perform resolve a natureza dinâmica do esporte
- seja para mídia digital e de transmissão com narrativa diferenciada, empresas
de tecnologia com dados confiáveis e rápidos que buscam impulsionar suas
inovações, sportsbooks de apostas e serviços de integridade. Como empresa líder
em dados esportivos e IA, a Stats Perform trabalha com as principais mídias
esportivas globais, empresas de tecnologia, operadores de apostas esportivas,
times e ligas.
Liderada por seus
sócios fundadores Nick Haigh e Josh Burack, a ZSM trabalha com entidades que
buscam entrar, crescer ou diversificar-se nos complexos negócios dos setores
internacionais de esporte, mídia e tecnologia. A agência fornece inteligência
estratégica para ajudar seus clientes a aumentar competitividade (para
proprietários de direitos) ou reduzir a competição (para plataformas de mídia).
A ZSM também é especializada em direitos de mídia internacional e distribuição
de apostas / direitos de dados, além de auxiliar clientes com aquisições de
direitos, fusões e aquisições. Trabalhos anteriores e atuais incluem: Jogos
Olímpicos, UEFA Champions League, UEFA Europa League, FA Premier League,
Fórmula 1, ATP Tennis, IAAF World Championships. Os parceiros clientes incluem:
Stats Perform, Telia Company, Dentsu Inc., FIFA Club World Cup, Copa America
Football, Premiership Rugby, J League Football, New Zealand Open Golf, The
Boodles, entre outros.
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
O estudante João Victor Félix Gimenez, da EEEFM Risoleta Neves, em Porto Velho, garantiu na sexta-feira (15), medalha de prata no taekwondo durante