Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Clima de cordialidade entre argelinos e coreanos contagia brasileiros antes de partida em Porto Alegre


 
Foto: Claudio Medaglia/Portal da Copa
Gente de Opinião
Sang Joo Park e Houari Belaidi
destacam clima de paz

O clima de paz e integração entre torcidas nas partidas da Copa do Mundo em Porto Alegre tem sido constante. Com França x Honduras e Austrália x Holanda, a cidade viveu uma festa intensa. Mas os momentos que precederam Coreia do Sul x Argélia, na tarde deste domingo (22.06), conseguiu uma façanha e tanto. O ambiente amistoso proporcionado pelos poucos, mas muito visíveis fãs desses dois países contagiou rivais históricos.

Argelinos e coreanos percorreram os diferentes caminhos ao Beira Rio cantando e conversando em seus grupos. Mas a cada encontro um novo foco de conversação, brincadeiras, provocações e abraços se formava. Não houve como gremistas e colorados fugirem ao clima de harmonia. Acabaram se juntando para posar em fotos e conversar com os visitantes. Mas como Grêmio e Inter são mesmo antagônicos, até na torcida muitos se dividiram. No fim, preferiram as duas bandeiras.

Torcedores argelinos e coreanos dão lição de paz

Do lado de fora do estádio, encontraram-se por acaso Sang Joo Park e Houari Belaidi. O coreano e o argelino foram interpelados diversas vezes para posar em fotos com brasileiros. Acabaram entrando no clima e seguiram conversando. “Estamos aqui somente pela festa. Não há por que ficar bravo por conta do futebol. Não nos conhecemos, mas aqui somos amigos”, disse Park. Os dois concordaram até que o jogo teria um vencedor. Só não chegaram a um acordo sobre quem seria. O coreano apostou em 2 x 0 para seu país. “Não! Vamos ganhar por 1 x 0”, garantiu entre risos o argelino. Na hora de serem fotografados, abraçaram-se e deram as mãos, numa legítima aula de respeito às diferenças.

A lição de paz uniu até brasileiros, argentinos e uruguaios em um animado bate-papo sobre o andamento do torneio e as sucessivas surpresas em campo. “Essa Copa tem de ser conquistada por um sul-americano. É aqui, temos de vencer”, pregou o uruguaio Adrian Perretti. Os argentinos Pablo Memmo e Ricardo López concordaram, renovando a rivalidade com as seleções europeias.

Acessibilidade ao Beira Rio aprovada

Foto: Claudio Medaglia/Portal da Copa
Gente de Opinião
Clima de paz contagiou até rivais históricos, os torcedores da dupla Grenal

Os amigos Benno Büttenbender, 62 anos, e Luiz Lélio Moraes, 66, partiram de Morro Reuter por volta das 11h rumo ao Beira Rio. De carro, percorreram os cerca de 60 quilômetros até Porto Alegre e seguiram a rota do palco do jogo. Com a credencial para acesso de cadeirante em mãos, passaram pela triagem e estacionaram junto ao estádio. Em poucos instantes já estavam no local indicado para assistirem ao confronto entre Coreia e Argélia.

Portador de uma doença degenerativa congênita, Moraes depende de auxílio para se locomover há 30 anos. Amigos e colorados antigos, eles ainda não conheciam o Beira Rio reformado. “Queríamos ver o novo estádio em um jogo de Copa. E ficamos muito satisfeitos, pois tudo funcionou tranquilamente. Essa partida não tem tanta grife, mas as duas equipes irão jogar para vencer, pois querem avançar. Será uma experiência e tanto”, projetava Moraes, apoiado pelo parceiro de jogo.

Fonte: Claudio Medaglia, do Portal da Copa em Porto Alegre

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho

Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), participou ativamente da etapa que abriu o circuito estadual de cic

Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho

Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho

O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está c

Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos

Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos

Estão abertas as inscrições para as atividades físicas gratuitas para idosos, com idades a partir dos 60 anos. O projeto Viva Mais é desenvolvido pe

Servidores e servidoras do TJRO são destaques no esporte em competições regionais, nacionais e internacionais

Servidores e servidoras do TJRO são destaques no esporte em competições regionais, nacionais e internacionais

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem servidores(as) de diversas áreas com atuação destacada em competições estaduais, nacionais e até inte

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)