Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 10h33
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista de projetos aprovados para o Clube Escolar Paralímpico em 2013. Dos 34 projetos inscritos, 20 foram contemplados e serão financiados pelo CPB com recurso da Lei Agnelo Piva. Da região Norte, apenas o Rondônia Clube Paralímpico e outra associação do Estado do Pará conseguiram aprovação de seus projetos.
Serão destinados R$ 1,2 milhão (até R$ 60 mil por instituição) para a contratação de profissionais e compra de material esportivo e equipamentos. O objetivo é promover a prática esportiva regular para crianças e jovens com deficiência que estejam matriculados em instituições de ensino. O Clube Escolar tem a duração de 10 meses (março a dezembro) e é renovado anualmente.
A ONG Rondônia Clube Paralímpico (RCP) trabalha atualmente com paraatletas nas modalidades de natação, atletismo e futebol de 7 e possui um trabalho reconhecido nacionalmente, revelando atletas que compuseram a seleção brasileira em várias competições. “Nossa meta é chegar 2016 com pelo menos três atletas com chance de ir para a Paralimpíada de Londres”, comentou o professor Silvio Corsino, da RCP.
Segundo ele, a RCP trabalha há vários anos na formação de paraatletas com idades entre 6 e 21 anos de idade, no Projeto Clube Escolar Paralímpico. “Temos hoje formado nas divisões de base do clube o atleta Mateus Evangelista, de apenas 18 anos. Esse atleta possui o quarto melhor tempo nos 100 metros rasos em todo o mundo. É com certeza uma das nossas grandes promessas”, ressaltou.
Ao comentar sobre a aprovação do Projeto da RCP pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Silvio Corsino Cubio disse que o know how adquirido pelo clube faz a diferença na performance dos atletas nas competições. “Temos recordistas e medalhistas em várias modalidades nas competições nacionais, não bastasse que 90% dos atletas rondonienses que disputam a Paralimpíada Escolar, são formadas pelo Rondônia Clube Paraolímpico”, concluiu.
Atualmente, o Rondônia Clube Paralímpico conta com o trabalho da coordenadora Edislaine da Silva e dos professores de Educação Física, Silvio Corsino, Marinalva da Costa e Luiz Fernando. As atividades são desenvolvidas no Clube Ferroviário, em Porto Velho.
PROJETOS APROVADOS NO PAÍS:
Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) – Joinville (SC)
Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) – Brasília (DF)
Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF) – Niterói (RJ)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Patrocínio (MG)
Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação de Equoterapia do Estado do Rio de Janeiro (AETERJ) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação dos Docentes da Escola Superior de Educação Física do Pará (ASEDEF) – Belém (AP)
Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD) – Vitória (ES)
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU) – Uberaba (MG)
Sociedades dos Amigos do Deficiente Físico de Natal (SADEF) – Natal (RN)
Rondônia Clube Paralímpico (RCP) – Porto Velho (RO)
União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) – Maringá (PR)
Associação Paralímpica de Paranaguá– Paranaguá (PR)
Tijuca Tênis Clube – Rio de Janeiro (RJ)
Organização Não Governamental Saúde Esporte – Curitiba (PR)*
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes de Parnamirim (APADP) – Parnamirim (RN)*
Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA) – Fortaleza (CE)*
Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) – João Pessoa (PB)*
Instituto de Cegos do Mato Grosso (ICEMAT) – Cuiabá (MT)*
Associação Jequieense de Cegos (AJECE) – Jequié (BA)*
*Novos aprovados
Fonte: Marcos Santana
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen