Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 10h33
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista de projetos aprovados para o Clube Escolar Paralímpico em 2013. Dos 34 projetos inscritos, 20 foram contemplados e serão financiados pelo CPB com recurso da Lei Agnelo Piva. Da região Norte, apenas o Rondônia Clube Paralímpico e outra associação do Estado do Pará conseguiram aprovação de seus projetos.
Serão destinados R$ 1,2 milhão (até R$ 60 mil por instituição) para a contratação de profissionais e compra de material esportivo e equipamentos. O objetivo é promover a prática esportiva regular para crianças e jovens com deficiência que estejam matriculados em instituições de ensino. O Clube Escolar tem a duração de 10 meses (março a dezembro) e é renovado anualmente.
A ONG Rondônia Clube Paralímpico (RCP) trabalha atualmente com paraatletas nas modalidades de natação, atletismo e futebol de 7 e possui um trabalho reconhecido nacionalmente, revelando atletas que compuseram a seleção brasileira em várias competições. “Nossa meta é chegar 2016 com pelo menos três atletas com chance de ir para a Paralimpíada de Londres”, comentou o professor Silvio Corsino, da RCP.
Segundo ele, a RCP trabalha há vários anos na formação de paraatletas com idades entre 6 e 21 anos de idade, no Projeto Clube Escolar Paralímpico. “Temos hoje formado nas divisões de base do clube o atleta Mateus Evangelista, de apenas 18 anos. Esse atleta possui o quarto melhor tempo nos 100 metros rasos em todo o mundo. É com certeza uma das nossas grandes promessas”, ressaltou.
Ao comentar sobre a aprovação do Projeto da RCP pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Silvio Corsino Cubio disse que o know how adquirido pelo clube faz a diferença na performance dos atletas nas competições. “Temos recordistas e medalhistas em várias modalidades nas competições nacionais, não bastasse que 90% dos atletas rondonienses que disputam a Paralimpíada Escolar, são formadas pelo Rondônia Clube Paraolímpico”, concluiu.
Atualmente, o Rondônia Clube Paralímpico conta com o trabalho da coordenadora Edislaine da Silva e dos professores de Educação Física, Silvio Corsino, Marinalva da Costa e Luiz Fernando. As atividades são desenvolvidas no Clube Ferroviário, em Porto Velho.
PROJETOS APROVADOS NO PAÍS:
Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) – Joinville (SC)
Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) – Brasília (DF)
Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF) – Niterói (RJ)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Patrocínio (MG)
Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação de Equoterapia do Estado do Rio de Janeiro (AETERJ) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação dos Docentes da Escola Superior de Educação Física do Pará (ASEDEF) – Belém (AP)
Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD) – Vitória (ES)
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU) – Uberaba (MG)
Sociedades dos Amigos do Deficiente Físico de Natal (SADEF) – Natal (RN)
Rondônia Clube Paralímpico (RCP) – Porto Velho (RO)
União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) – Maringá (PR)
Associação Paralímpica de Paranaguá– Paranaguá (PR)
Tijuca Tênis Clube – Rio de Janeiro (RJ)
Organização Não Governamental Saúde Esporte – Curitiba (PR)*
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes de Parnamirim (APADP) – Parnamirim (RN)*
Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA) – Fortaleza (CE)*
Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) – João Pessoa (PB)*
Instituto de Cegos do Mato Grosso (ICEMAT) – Cuiabá (MT)*
Associação Jequieense de Cegos (AJECE) – Jequié (BA)*
*Novos aprovados
Fonte: Marcos Santana
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara