Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Colômbia e Grécia esbanjam confiança para jogo no Mineirão


Se depender da confiança demonstrada por técnicos e jogadores de Colômbia e Grécia, a estreia do Mineirão na Copa do Mundo de 2014, neste sábado (14.06), às 13h,será em grande estilo. Antes de se enfrentarem em campo, colombianos e gregos fizeram treinos de reconhecimento do estádio em Belo Horizonte nesta sexta-feira e deixaram claro que não apenas buscarão a vitória no primeiro jogo, como também entram no Mundial com a pretensão de passar de fase no Grupo C, que ainda conta com Japão e Costa do Marfim.

Os torcedores que forem ao Mineirão vão poder contar com várias opções de transporte público. Serão 400 ônibus especiais, linhas de ônibus regulares, BRT Move e táxis à disposição. Haverá também um esquema de segurança especial, feito por quase 20 mil agentes.

» Confira o esquema de transporte e segurança para o jogo entre Colômbia e Grécia em Belo Horizonte

» Vai assistir aos jogos da Copa no estádio? Saiba quais objetos você não pode levar às arenas
 

Foto: Getty Images

Gente de Opinião

O Mineirão recebe neste sábado a sua primeira partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

“Não viemos aqui para passar férias, viemos para jogar e dar o nosso melhor”, garantiu o treinador português Fernando Santos, que comanda a Grécia desde 2010 e conseguiu levar a seleção helênica às quartas de final da Eurocopa de 2012. Para ele, o time grego tem chances de surpreender o mundo da mesma forma que fez quando conquistou a Euro em 2004. “Naturalmente, 2004 foi um feito muito grande para a Grécia. Sempre que se tem um sonho e consegue-se alcançá-lo, passa-se a querer alcançar de novo”, disse.

Mesmo mantendo o respeito à Colômbia, que é cabeça de chave do grupo e fez ótima campanha nas Elimatórias Sul-Americanas, Santos confia em seus jogadores para somar os três pontos em um jogo que ele considera fundamental no planejamento grego.  “São duas equipes que têm ambição de passar de fase. Espero um jogo difícil, mas com certeza a Grécia tem possiblidade de alcançar o resultado que deseja, com nossa identidade e vontade de vencer. Os jogadores têm a minha absoluta confiança”, completou.

Foto: Getty Images
Gente de Opinião
Aguilar: "Apostamos tudo nesse primeiro jogo"

Para os colombianos, enfatizar a confiança se tornou ainda mais necessário porque a seleção sofreu baixas importantes para a Copa do Mundo. Considerado um dos melhores atacantes do mundo, Falcao García não conseguiu se recuperar a tempo do Mundial e acabou cortado, assim como o defensor Luis Amaranto Perea. Os dois, no entanto, abriram mão das férias, segundo o técnico José Pékerman, para acompanhar o grupo no Brasil e apoiar os companheiros.

“É um grupo incrível. É uma família e, como toda família, nós enfrentamos os problemas e seguimos trabalhando. Eu acredito piamente nessa seleção, e agora estamos trabalhando em todas as situações possíveis dentro do jogo. É claro que não posso negar que adoraria ter o Falcao na seleção, mas estamos olhando para frente, estamos fortes”, disse o técnico, que é argentino e já treinou a seleção de seu país na Copa de 2006.

“Fico muito à vontade, me sinto muito colombiano. Encontrei um grupo com fome, com vontade de ganhar, com muitas coisas no passado que eles queriam mudar. A sensação de mudança foi importante. Por isso, eu diria como treinador que nós estamos aqui para fazer uma ótima copa, que vai deixar muita coisa boa para a Colômbia. Temos nossa própria maneira de ser e de jogar”, disse o treinador.

O volante Abel Aguilar também destacou a união do time. “Cada um dos jogadores está confiante, junto da comissão técnica. Estamos apostando tudo nesse primeiro jogo contra a Grécia e depois vamos em frente”, disse.

Na expectativa de jogar sua primeira Copa do Mundo, ele espera orgulhar seus conterrâneos. “Acho que o sentimento geral é como na primeira vez que se veste a camisa da seleção. Estamos tentando aproveitar ao máximo esses momentos. Queremos transmitir isso para as pessoas, a paixão que temos desde o momento em que vestimos a camisa da seleção. Para nós, é a alegria máxima e temos que dar o melhor de nós pela camisa que nós amamos”, afirmou.

Entrosamento total

Lado a lado na coletiva de imprensa após o treino de reconhecimento do Mineirão, o capitão da Grécia Giorgos Karagounis e o atacante Georgios Samaras mostraram entrosamento até nas respostas dadas aos jornalistas. “Nossa vantagem é o fato de que jogamos como uma equipe dentro e fora de campo, nos bons momento e nos momentos ruins. Somos bem unidos, estamos sempre juntos. Estamos muito bem preparados, como uma família. Confiamos uns nos outros e na equipe. Tenho certeza que o Georgios irá marcar um gol amanhã (neste sábado). Bom, tenho certeza que ele pelo menos irá jogar muito bem”, disse Karagounis, arrancando risos do companheiro.

Samaras retribuiu a confiança do companheiro: “Sempre existem boas relações entre o time, não há nenhuma sensação negativa. E concordo com o Karagounis na questão da autoconfiança e da confiança mútua”, disse. Para ele, uma boa campanha na Copa será importante para o povo grego, que enfrenta uma crise econômica. “O futebol traz alegria para todos. Eu não quero misturar a politica com o futebol, mas obviamente seria um grande prazer poder ver as pessoas na Grécia comemorando e se sentindo muito bem. Foi isso que nós fizemos em 2004 e espero que nós possamos fazer o mesmo mais uma vez aqui, não por razoes políticas, mas porque nós queremos isso”, completou.

Mateus Baeta/Portal da Copa

Gente de Opinião

Sandra e Leonardo vieram de Bogotá para acompanhar a Colômbia, mas apostam no título da Seleção Brasileira
 

Festa tricolor

Na véspera da estreia da Colômbia na Copa do Mundo, os torcedores da seleção tricolor coloriram as ruas de Belo Horizonte, numa festa que acabou contagiando muitos brasileiros. Embora o treino de reconhecimento das seleções tenha sido fechado, o ponto de encontro dos colombianos foi o Mineirão.

Fantasiados com o vermelho, o azul e o amarelo da bandeira do país, os torcedores não se cansaram de gritar em incentivo ao time.  O coro ganhou a adesão das buzinas dos carros e chamou a atenção de todos que passavam pelo estádio. Com um grupo de amigos, o webdesigner Santiago González saiu de Barranquilla para assistir uma Copa do Mundo pela primeira vez. Para ele, a atual geração de jogadores colombianos é uma das melhores da história e o time tem tudo para chegar pelo menos nas quartas de final. “Perdemos Falcao García, mas temos outros bons jogadores, como Carlos Bacca”, apostou.  

No meio de dezenas de colombianos vestidos com a camisa da seleção, um casal que usava o uniforme da Seleção Brasileira poderia até ser confundido com anfitriões, mas Sandra e Leonardo Ortiz saíram de Bogotá com a intenção de acompanhar a Colômbia em todos os jogos da fase de grupos.

Pela primeira vez no Brasil, eles já conheceram Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de Belo Horizonte, ainda vão para Brasília e Cuiabá. “Estamos gostando muito do Brasil. Está tudo muito organizado, as pessoas são gentis e simpáticas e vocês têm belas cidades”, disse Leonardo, que também se declarou admirador do futebol brasileiro e apostou até no hexacampeonato da Seleção.  “Nós quisemos comprar a camisa do Brasil para usar quando chegássemos aqui e mostrar que também somos fãs do futebol brasileiro. Neymar é um excelente jogador. Acho que o Brasil vai ser campeão dessa Copa”, cravou.

» Veja o perfil completo da Seleção da Colômbia

» Veja o perfil completo da Seleção da Grécia
 

Fonte: Mateus Baeta - Portal da Copa

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)