Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Copa: Gol no fim do jogo leva a Grécia às oitavas pela 1ª vez


 
Marcelo Brandão
Agência Brasil

Mais duas seleções deram adeus ao sonho de conquistar a Copa do Mundo no início da noite desta terça-feira: a do Japão e a da Costa do Marfim. Enquanto japoneses eram goleados em Cuiabá pela já classificada Colômbia, uma partida dramática se desenrolava em Fortaleza. Por 2 a 1, a Grécia passou para as oitavas de final pela primeira vez em uma Copa do Mundo.

O jogo começou muito equilibrado, sem que nenhum time conseguisse impor seu jogo. Drogba, um dos craques marfinenses, não conseguia ser decisivo e esbarrava na defesa adversária. A Grécia, por sua vez, teve mais problemas no jogo do que parar o ataque da equipe africana. Dois jogadores saíram do jogo por causa de lesões em menos de 25 minutos de partida. O meio-campista Kone e o goleiro Karnezis deixaram o jogo precocemente, deixando ao técnico Fernando Santos com apenas uma substituição restante para a partida.

A Costa do Marfim quase chegou com perigo aos 22 minutos. Yaya Touré entrou na área e passou para Drogba, que não conseguiu dominar. A essa altura, os jogadores já deviam saber que a Colômbia vencia seu jogo, o que daria aos africanos a vantagem do empate.

Com o 0 a 0 favorável, o jogo parecia controlado pelos africanos, que não construíam muitas chances de gol mas também não eram ameaçados. Aos 32 minutos, porém, em um contra-ataque rápido, Cholevas recebeu e chutou de fora da área. A bola explodiu na trave de Barry, assustando os marfinenses e tirando-os da zona de conforto.

O lance animou a Grécia, que equilibrou a partida, melhorou a marcação e chegou ao gol aos 42 minutos. Em falha grotesca de Tioté, que recuou mal a bola na defesa, Samaris aproveitou o erro, roubou a bola, tabelou com Samaras e estufou a rede de Barry. O drama mudava de lado.

O segundo tempo começou com a Grécia melhor no jogo, mais aplicada na marcação e mais presente no ataque. A obrigação de fazer um gol não fez bem aos marfinenses, que passaram a tomar sustos um atrás do outro. Aos oito minutos, Christodoulopoulos entrou na área e, de frente para Barry, bateu para fora. Aos 12 minutos, Salpingidis arriscou de fora da área e obrigou o goleiro africano a fazer boa defesa, espalmando para fora. Aos 16 minutos, em outro contra-ataque rápido, Torosidis foi lançado e só não entrou na área, livre para marcar, porque foi parado com falta.

A Costa do Marfim tentava entrar na área grega e fazer o gol de empate, que lhe daria a classificação. Com isso, a defesa ficava muito exposta aos contra-ataques dos gregos, que tinham as melhores oportunidades. Aos 22, Karagounis, de muito longe, acertou um belo chute, que bateu na trave e levantou a torcida mais uma vez.

O jogo ficou mais aberto e interessante. A Grécia tinha as melhores chances, mas não fazia o segundo gol e acabou punida por isso. Aos 28 minutos, Gervinho aproveitou um dos raros momentos de cochilo da defesa grega, recebeu dentro da área e tocou para Bony. O atacante, que tinha acabado de entrar, tocou no canto esquerdo e igualou o placar.

O gol trouxe a defesa marfinense de volta a seu posto, e os contra-ataques gregos acabaram. Em uma das últimas boas oportunidades no jogo, aos 41 minutos, Salpingidis cruzou rasteiro, tentando achar alguém para escorar para o gol. Nenhum grego apareceu, mas, se o zagueiro Aurier não tivesse pulado, teria desviado a bola para dentro do gol. Parecia ter sido o último capítulo de uma festa africana, que já começava nas arquibancadas.

Aos 45 minutos do segundo tempo, porém, o roteiro dramático se completou. Samaras, dentro da área, foi travado por Sio e o árbitro marcou o pênalti, para desespero dos marfinenses. O próprio Samaras bateu firme, no canto, e colocou a Grécia na frente mais uma vez. Depois disso, não houve tempo para mais nada. Curiosamente, os dois gols gregos na partida foram os primeiros do time na Copa.
O apito final deu início a uma verdadeira festa grega, enquanto marfinenses choravam, incrédulos, por terem deixado escapar a classificação, que parecia tão certa, no último lance.

Com os resultados de hoje, a Colômbia, que venceu o Japão por 4x1, enfrenta o Uruguai no próximo sábado (28), no Maracanã, e os gregos enfrentam a Costa Rica, no domingo (29), na Arena Pernambuco.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)