Sábado, 14 de junho de 2014 - 14h01
A função de gandula não costuma ser a mais glamorosa entre as que compõem o futebol. Eles quase nunca são percebidos e, quando são, normalmente acontece por motivos pouco abonadores. Mas em Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo, a seleção de jovens para esse papel gerou uma disputa de causar inveja aos principais vestibulares do país.
De 1.800 candidatos, apenas 12 foram escolhidos. A concorrência, porém, é justificável: eles seriam os responsáveis por buscar as bolas perdidas durante os treinos da seleção de Portugal, que se hospeda na cidade durante a Copa do Mundo. Era a chance de se aproximarem de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo em 2013, e de outros atletas que só viam pela televisão.
“É sensacional”, resumiu Jaksson Custódio Freitas, 14, um dos estudantes escolhidos pela secretaria de Educação de Campinas na rede municipal – os critérios incluíam as boas notas, frequência, envolvimento com o esporte e disciplina. “Estamos nos divertindo muito”, completou.
Entre os 12 eleitos, apenas uma menina: Débora Cristina de Araújo, 14, estava entre os seis estudantes que atuaram no treino da manhã deste sábado (14.06) no Centro de Treinamento da Ponte Preta. “Tem sido incrível, o pessoal me acolheu super bem. Nos treinos, os jogadores conversam comigo”, contou ela, que gostar de jogar como zagueira.
A impressão unânime entre os garotos é de que o grupo português esbanja simpatia. “A gente não pode conversar com eles, mas eles dão oi, agradecem quando devolvemos as bolas”, explicou Débora. A expectativa é pela promessa de que os 12 gandulas terão um encontro para que possam também tirar fotos e buscar autógrafos dos astros da seleção europeia.
Para eles, vale o momento. “Vi o Cristiano Ronaldo batendo falta, dá para aprender alguma coisa”, brincou Jaksson. “É um sonho, a gente se vê ali. Quem sabe eu não possa estar na Copa daqui a quatro anos”. Mas com só 18 anos? “O Ronaldo e o Pelé estavam nessa faixa etária quando disputaram o primeiro Mundial”, lembrou.
Neste sábado, Cristiano Ronaldo apareceu, mais uma vez, com um proteção no joelho esquerdo, por conta de uma tendinite que o incomoda há algumas semanas. Na parte da atividade aberta à impresa, a equipe fez um treinamento físico e escutou alguns gritos que vinham do lado de fora do CT: torcedores chamavam o melhor do mundo, que chegou a se virar em direção ao muro.
Não só Cristiano Ronaldo, mas toda a equipe está confiante em uma boa atuação contra a Alemanha, de acordo com o goleiro Eduardo. A goleada de 5 x 1 da Holanda sobre a Espanha nesta sexta-feira (13.06), para o jogador, serviu de alerta e de estímulo.
“Foi um alerta de que não há jogos fáceis e de que tudo pode acontecer no futebol. O nosso grupo está com muita vontade de começar bem, com determinação para se doar ao limite. Pode-se ver isso nos treinos, no hotel, na relação um com os outros”, disse Eduardo.
O “guarda-redes”, como dizem os portugueses, foi titular na Copa da África em 2010, e não sofreu gols na fase de grupos. A única vez que a bola entrou em sua meta foi na partida contra a Espanha, nas oitavas de final, quando David Villa marcou o gol que eliminou Portugal. Em 2014, Eduardo chega como goleiro reserva, mas o estímulo não diminui por conta disso.
“Sao situacões diferentes, fases da nossa carreira. No ultimo Mundial, tive o privilegio de jogar, mas meu empenho e minha motivação nunca mudaram. Vou dar o melhor de mim e deixo o resto para o treinador”, afirmou.
O primeiro jogo de Portugal na Copa do Mundo da FIFA 2014 será contra a Alemanha, em 16 de junho, às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O confronto havia acontecido apenas uma vez na história dos Mundiais, em 2006, na disputa pelo 3º lugar, quando os alemães venceram por 3 x 1 a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari.
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen