Domingo, 18 de maio de 2014 - 07h17
Para os corintianos, a partida contra o Figueirense, neste domingo (18.05), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, será uma grande festa. Cerca de 40 mil representantes do bando de loucos vão ver o time profissional jogar no novo estádio pela primeira vez. Depois de décadas de sonhos e frustrações, a “casa própria” virou realidade e a tarde deste 18 de maio será um momento histórico para o clube. Mas a Arena Corinthians também é o palco de seis jogos da Copa do Mundo, incluindo a abertura do torneio, em 12 de junho, entre Brasil e Croácia. Por isso, enquanto um espetáculo promete surgir as arquibancadas, profissionais do Comitê Organizador Local (COL) estarão em ação, testando 12 áreas operacionais do estádio.
De acordo com o COL, os testes são necessários para corrigir imperfeições e identificar potenciais problemas, de modo que o serviço seja de excelência durante o Mundial de futebol. Na área de segurança, cerca de 700 seguranças e stewards devem atuar na partida. Ainda não serão utilizados os perímetros nem serão implantados os Mag & Bags (detectores de metais) para revista, que será visual/manual e executada pelas equipes de segurança pública
Os stewards vão atuar no controle das áreas de circulação de público, no acesso e manutenção da ordem no campo, no acompanhamento do árbitro e auxiliares e em casos de invasão de torcedores e ameaças de tumulto. Haverá integração operacional com as forças de Segurança Pública e Defesa, e toda a operação no perímetro externo da arena será de responsabilidade exclusiva dos órgãos de segurança pública.
O esquema de transporte incluirá o atendimento da equipe visitante no aeroporto, além da operação das equipes e árbitros dentro do estacionamento do estádio. O COL vai implementar, ainda, a organização interna da chegada e saída dos times, semelhante à que será feita no Mundial.
Também vão atuar cerca de 200 voluntários já escalados para a Copa do Mundo, auxiliando nas áreas de serviços ao espectador, serviços de alimentação, imprensa e gerenciamento de voluntários.
No que diz respeito aos serviços ao espectador, será implantado modelo semelhante ao da Copa, com planejamento e organização das filas nas catracas e concessões de alimentação, além de orientação em relação aos assentos numerados (parcialmente utilizados nesta partida).
Já na área denominada competições, as atenções se voltam para o gramado, que será cortado e tratado da mesma forma que no Mundial. A equipe do COL será responsável pelos serviços médicos e atendimento aos atletas, além do apoio no controle de doping conforme o padrão estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Comitê também se ocupará da alimentação dos voluntários, lanche no vestiário para as equipes e água para árbitros e controle de doping. A gerência de limpeza e gestão de resíduos realizará o treinamento e a preparação dos funcionários contratados pelo operador do estádio, para implantação das diretrizes desses serviços no padrão do torneio.
As operações de imprensa e a operação de TV terão participação do COL. A organização de tribuna de imprensa (parcial), zona mista, sala de coletiva e posicionamento de fotógrafos será semelhante à da Copa. Também será feita a orientação das equipes de rádio e TV.
Vários aspectos de tecnologia serão testados, como o sistema de sonorização da arquibancada e os telões. A cobertura de rádio comunicação vai ser observada para a identificação das áreas de sombras. A operação da infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) também será acompanhada. Por fim, na área operacional de protocolo, haverá contratação e treinamento de recepcionistas.
Depois de abrir as portas para cinco mil crianças no fim de abril, colocar os operários em campo no Dia do Trabalhador e reunir dezenas de ídolos corinthianos de várias gerações em pequenos jogos que emocionaram os 20 mil torcedores presentes em 10 de maio, a Arena Corinthians agora passará por um teste com público bem maior que os dos eventos anteriores. O número de 40 mil torcedores esperado neste domingo, entretanto, ainda é bem inferior aos 68 mil espectadores do jogo de abertura da Copa. As arquibancadas provisórias, que estão em fase de montagem, não serão usadas no Corinthians x Figueirense, segundo o clube mandante.
Técnicos e atletas também podem ajudar na avaliação da arena, ao comentar as condições do gramado e dos vestiários, por exemplo. Os jogadores ainda passarão pela experiência de atuar em um campo que fica apenas a nove metros dos torcedores. Neste domingo, Fiel e guerreiros alvinegros ficarão bem próximos, fazendo aumentar o sentimento de “jogar em casa” que a Seleção Brasileira também espera experimentar em 12 de junho, diante da Croácia, já na Copa do Mundo.
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara