Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 11h43
Julio Bonache e Lourival Roldan estão em ritmo de treinos para o maior rali do mundo
Com o segundo ano consecutivo do Rally Dakar acontecendo na Argentina e Chile, o número de brasileiros confirmados para a competição ainda é pequeno. Na categoria carros porém, o Brasil terá pelo menos um piloto estreante, Julio Bonache, de Rondônia, realizará o sonho de participar do Dakar pela primeira vez e contará com toda a experiência de um navegador que traz em seu currículo algo extraordinário, em se tratando de Dakar, a conclusão de todas as edições em que esteve presente.
"Quando se fala em estréia no Dakar, nenhum outro navegador brasileiro tem o currículo de Lourival Roldan, que em todas as suas quatro participações completou a prova. Todos sabem que apenas 5% dos estreantes completam esse rali, e Lourival por duas vezes chegou ao final ao lado de um piloto estreante", explicou Julio Bonache.
A prova que será realizada em janeiro de 2010 é o algo muito aguardado por Julio, que nos últimos três anos tem se dedicado ao rally cross country brasileiro, e galgado resultados crescentes para um piloto iniciante. Atualmente, ele compete no campeonato Brasileiro de Cross Country a bordo de uma EvoProm, mesmo carro que levará para o Dakar.
"Escolhi levar meu carro e trabalhar com um time brasileiro em função da confiabilidade que tenho no talento nacional. Acredito que alugar um carro de uma equipe estrangeira não me deixaria à vontade, além do mais, posso treinar durante as provas que ainda restam do campeonato brasileiro trabalhando a parceria com o Lourival e meu desempenho, de olho em achar a tocada mais adequada para uma prova tão longa", comenta Julio, que competiu neste fim de semana no Rally dos Bandeirantes, sua estréia ao lado de Lourival em ralis.
A nova dupla teve seu primeiro encontro no Rally dos Bandeirantes, prova realizada neste final de semana em Taubaté, SP, e válida como etapa dos campeonatos brasileiro e paulista de cross country. Em três dias de competição, o trabalho dos dois foi focado na integração piloto e navegador, e os dois já se sentem à vontade para os desafios que 2010 trará.
"O Julio é um piloto determinado, que me surpreendeu por seu desempenho rápido e seguro. Durante os três dias de Rally dos Bandeirantes nosso entrosamento foi muito bom, e o resultado na pista mostrou que temos todas as chances para concluir o Dakar 2010. Como utilizamos a prova mais como treino, foi possível exercitar o ritmo de cantada de referências, o tipo de tocada ideal, detalhes que são importantes para que a dupla possa trabalhar harmoniosamente. Num grande rali, tudo precisa funcionar: carro, apoio, piloto e navegador. O melhor conjunto obterá o melhor resultado", explicou Lourival.
No Rally dos Bandeirantes, Julio e Lourival fecharam sua participação com a sétima posição na categoria protótipos.
1º Jean Azevedo / Youssef Haddad (L200 EVO - Prototipo) - 05:45:10,7
2º Roberto Reijers / Rogério Almeida (Ranger – Protótipo) - 05:51:50,8
3º Marcos Moraes / Du Sachs (Sherpa Protótipo )05:57:59,1
4º Gustavo Moretti / Neurivan Calado (Sherpa - Protótipo) 06:09:24,9
5º Richard Vaders / José Spacassassi (Sherpa- Protótipo) 06:15:00,2
6º Fernando Carvalho Jr / João Cerqueira Neto (Sherpa – Protótipo) 06:37:25,8
7º Julio Bonache / Lourival Roldan (L200 EVOPROM – Protótipo) 06:49:48,0
Antes do Dakar, a nova dupla participará ainda da próxima etapa do Brasileiro de Cross Country, em São Joaquim, SC, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
Fonte: Zarhi El Malek
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
O estudante João Victor Félix Gimenez, da EEEFM Risoleta Neves, em Porto Velho, garantiu na sexta-feira (15), medalha de prata no taekwondo durante