Terça-feira, 10 de junho de 2014 - 05h03
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, foi palco de um treinamento antiterrorismo nesta segunda-feira (9.06). No estacionamento da arena, o Exército coordenou um exercício de simulação de ataque com contaminação química e radiológica. Ao longo de uma hora, vítimas contaminadas – figurantes – foram retiradas do estádio, receberam atendimento inicial de urgência e foram encaminhadas para um posto de descontaminação.
Participaram da atividade 150 integrantes da corporação, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, da Defesa Civil do DF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Caberá ao Exército o monitoramento de produtos químicos e radiológicos no Mané Garrincha.
Durante a Copa, haverá oficiais da corporação e uma estrutura móvel dentro da arena. Os equipamentos utilizados no treinamento ficam armazenados no Colégio Militar de Brasília, a 500 metros do estádio, sob a supervisão de uma tropa de prontidão. São usados apenas em caso de necessidade. O tempo do deslocamento e da montagem dos equipamentos é de 30 minutos.
De acordo com o oficial de ligação de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Comando Militar do Planalto, o capitão André Luiz Bifano da Silva, a simulação foi bem sucedida. “Estamos fazendo ajustes finais. Cada organização participante tem sua expertise. Mas conseguimos trabalhar de maneira harmoniosa e integrada”, afirma o militar.
Efetivo na Copa
Os 3,9 mil militares das Forças Armadas que trabalharão na Copa do Mundo em Brasília estão concentrados para o evento desde domingo (7.06). O efetivo terá à disposição 350 viaturas de diversos tipos – blindadas, mecanizadas, antiaéreas de transporte de tropas e outras – e 204 cavalos. Na sexta-feira (13.06), começará o período de prontidão. As tropas serão desmobilizadas em 14 de julho, um dia após a final do Mundial.
Eixos
A segurança da Copa é dividida em três eixos. As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) são responsáveis pelo Eixo Defesa. Os outros dois são Segurança (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, que inclui os órgãos de segurança) e Inteligência (Agência Brasileira de Inteligência e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).
O Eixo Defesa abrange as áreas de contraterrorismo, comando e controle, defesa aeroespacial, defesa da área lacustre, defesa cibernética, defesa de estruturas estratégicas, emprego de helicópteros, fiscalização de explosivos, forças de contingência, escolta de dignatários e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara