Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Em Brasília, Exército simula ataque terrorista com contaminação química e radiológica


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Gente de Opinião

Simulação envolveu 150 figurantes das corporações envolvidas
na ação de defesa em caso de contaminação química e radiológica

O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, foi palco de um treinamento antiterrorismo nesta segunda-feira (9.06). No estacionamento da arena, o Exército coordenou um exercício de simulação de ataque com contaminação química e radiológica. Ao longo de uma hora, vítimas contaminadas – figurantes – foram retiradas do estádio, receberam atendimento inicial de urgência e foram encaminhadas para um posto de descontaminação.

Participaram da atividade 150 integrantes da corporação, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, da Defesa Civil do DF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Caberá ao Exército o monitoramento de produtos químicos e radiológicos no Mané Garrincha.

Durante a Copa, haverá oficiais da corporação e uma estrutura móvel dentro da arena. Os equipamentos utilizados no treinamento ficam armazenados no Colégio Militar de Brasília, a 500 metros do estádio, sob a supervisão de uma tropa de prontidão. São usados apenas em caso de necessidade. O tempo do deslocamento e da montagem dos equipamentos é de 30 minutos.

De acordo com o oficial de ligação de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Comando Militar do Planalto, o capitão André Luiz Bifano da Silva, a simulação foi bem sucedida. “Estamos fazendo ajustes finais. Cada organização participante tem sua expertise. Mas conseguimos trabalhar de maneira harmoniosa e integrada”, afirma o militar.

Efetivo na Copa

Os 3,9 mil militares das Forças Armadas que trabalharão na Copa do Mundo em Brasília estão concentrados para o evento desde domingo (7.06). O efetivo terá à disposição 350 viaturas de diversos tipos – blindadas, mecanizadas, antiaéreas de transporte de tropas e outras – e 204 cavalos. Na sexta-feira (13.06), começará o período de prontidão. As tropas serão desmobilizadas em 14 de julho, um dia após a final do Mundial.


Eixos

A segurança da Copa é dividida em três eixos. As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) são responsáveis pelo Eixo Defesa. Os outros dois são Segurança (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, que inclui os órgãos de segurança) e Inteligência (Agência Brasileira de Inteligência e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).

O Eixo Defesa abrange as áreas de contraterrorismo, comando e controle, defesa aeroespacial, defesa da área lacustre, defesa cibernética, defesa de estruturas estratégicas, emprego de helicópteros, fiscalização de explosivos, forças de contingência, escolta de dignatários e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
 

Brasília - Simulação de contaminação química e radiológica

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Nove atletas da seleção rondoniense de tênis de mesa participaram do Campeonato Sul-Americano Masters 2025, realizado entre os dias 15 e 20 de abril

Presidente da Assembleia Legislativa destaca importância da Corrida do Marco Zero para Ji-Paraná e Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa destaca importância da Corrida do Marco Zero para Ji-Paraná e Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado estadual Alex Redano (Republicanos), participou neste domingo, 20, da Corrida

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)