Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Em inauguração do metrô de Salvador, Dilma afirma que brasileiro pode ter orgulho da Copa


 
Roberto Stuckert Filho/ PR
Gente de Opinião

Faltando um dia para a abertura da Copa, a capital baiana ganhou um presente que aguardava há 14 anos. A presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou nesta quarta-feira (11.06) o primeiro trecho do Sistema Metroviário de Salvador. Dilma rebateu críticas de quem não acreditava que o país estaria preparado para a Copa do Mundo e afirmou que estádios, aeroportos e os setores de energia e comunicação estão prontos para atender bem aos turistas e aos brasileiros.

“Vocês podem ter orgulho de como entramos nesta Copa, nós estamos entregando todos os estádios, todos os aeroportos, nossa rede de comunicação é de última geração. (…) É sempre bom a gente lembrar que ninguém leva metrô dentro da mala quando volta pro seu país, não bota na mala o aeroporto, o Fonte Nova, ele leva no coração ser bem recebido”, disse.

Acompanhada do governador Jaques Wagner e do prefeito ACM Neto, a chefe do executivo fez a primeira viagem oficial do metrô, saindo do Acesso Norte até o Campo da Pólvora, e retornando ao ponto de partida.

Até o dia 14 setembro, o trecho que vai do Acesso Norte Linha 1 até a Estação da Lapa, passando pelo Campo da Pólvora e Brotas funcionará em esquema de operação assistida, com limite diário de passageiros e entrada gratuita. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h. A estação Retiro também entrará operação assistida até o fim de junho. 

“Para mim, hoje é um dia histórico em Salvador”, afirmou Dilma. “O que interessa é que, depois de 14 anos, nós colocamos esse metrô para rodar”, complementou a presidenta. Apesar do transporte não estar integralmente disponível para a Copa, Dilma ressaltou o legado para a população. “A Copa tem um tempo de duração. O metrô é para o povo da Bahia, para a capital de todos os baianos”, destacou.

O trecho liberado nesta quarta-feira compreende os 5,6 quilômetros entre as estações Lapa e Acesso Norte Linha 1, que será concluído em janeiro de 2015, chegando ao bairro de Pirajá. O percurso terá uma duração de 14 minutos e os vagões terão capacidade para 200 passageiros sentados e 800 em pé. A entrega do primeiro trecho ocorre pouco mais de um ano após a responsabilidade pelo metrô ter sido transferida da Prefeitura de Salvador para o Governo do Estado.

“Eu tenho certeza que nós vamos oferecer uma estrutura que vai mudar o transporte coletivo de Salvador”, enfatizou o governo Jaques Wagner. O prefeito ACM Neto acrescentou que o metrô fará parte de um sistema mais integrado, o qual permitirá uma melhora na mobilidade urbana. “O sistema do metrô, quando concluídos os dois planos, vai ter uma integração com o sistema rodoviário”, afirmou.

Com investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo Federal, Estadual e da concessionária CCR Metrô Bahia, a previsão é que todo o projeto do sistema metroviário fique pronto em abril de 2017. Nesta data, será entregue a Linha 2, que sai do Detran até o Aeroporto, passando pela Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant e Mussurunga.

Funcionamento

Nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, o acesso ao metrô será liberado a dois mil torcedores que virão em ônibus fretados por agências de viagens. Os cinquenta veículos credenciados irão estacionar na Rótula do Abacaxi e os passageiros seguirão até o estádio de metrô.

Fonte: Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)