Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Espanha e Chile fazem duelo decisivo no Maracanã


Getty Images

Gente de Opinião

A partida entre Espanha e Chile será apenas a segunda apresentação das equipes na Copa do Mundo de 2014, mas ganhou ares de decisão. Após a goleada sofrida na estreia, os atuais campeões mundiais podem ser eliminados com nova derrota, enquanto os chilenos devem garantir a vaga nas oitavas de final caso vençam novamente. O jogo está marcado para esta quarta-feira (18.06) às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O técnico Vicente Del Bosque não revelou os jogadores que iniciarão o confronto, mas deve modificar a equipe. “Vamos ter mudanças, mas não muitas. Temos jogadores com grande prestígio e que jogam em grandes clubes e ligas, que podem ter uma oportunidade”, resumiu.

Getty Images
Gente de Opinião
Del Bosque diz que derrota ficou para trás

Um dos nomes cotados para ganhar a titularidade é o de Fernando Torres, que participou da coletiva de imprensa, ao lado de Andres Iniesta, antes do treino de reconhecimento do gramado nesta terça-feira. O atacante disse que a Espanha entrará para vencer, mesmo que tenha que mudar o estilo de jogo que encantou os torcedores.

“A gente não sabe qual vai ser a escalação, mas, isso é o que menos importa. Temos que ganhar. Espero que possamos apresentar nosso futebol no nível que sempre mostramos, com a posse de bola, mas se não for desse jeito temos que ganhar de qualquer jeito”, avaliou.

O meio-campista Iniesta, autor do gol do título mundial em 2010, destacou a força da equipe chilena e a importância dos espanhóis recuperarem a confiança após o revés de 5 x 1 para a Holanda. “Teremos que ter mais confiança para jogarmos bem, mas, pelos duelos recentes que tivemos com o Chile, trata-se de um rival incômodo. Há situações que devemos atacar com mais velocidade e outras que temos que controlar a bola. Vamos encarar a partida como uma final”.

O discurso é o de deixar a derrota da estreia para trás e pensar na capacidade da equipe de reverter situações adversas. O exemplo está na própria campanha do último Mundial, quando a Espanha estreou perdendo de 1 x 0 para a Suíça. “Claro que foi um golpe duro, sobretudo pelo resultado. Mas, diante de situações limites, temos que dar o melhor para reverter o cenário. Começamos mal, mas temos a oportunidade de dar a volta por cima”, completou Iniesta.

O Chile tentará aproveitar da situação dos adversários para encaminhar a classificação e quebrar um tabu: nunca venceu os espanhóis. A primeira vez que se enfrentaram no torneio foi justamente no Maracanã, em 1950, com triunfo europeu por 2 x 0. A segunda oportunidade foi na última Copa, em 2010, quando os dois países também estavam na mesma chave. A vitória da Espanha foi por 2 x 1.

“A Espanha sempre é um adversário difícil para nós, pela história, mas pensamos que podemos mudar esta história. Vamos ter outra situação neste jogo e os dois times entrarão para vencer. Acredito que podemos conseguir”, disse o defensor Marcelo Díaz.

O treinador chileno promete não mudar a forma em que a equipe costuma se apresentar, caracterizada por um futebol ofensivo. “Não vamos mudar nosso estilo de jogo, pois significaria uma mudança na forma que trabalhamos desde o início. A partida vai ser dura e tensa, mas acredito que será interessante para o público”, projetou Jorge Sampaoli, que mostrou admiração pelos adversários. “Nós estamos muito interessados em jogar com a posse de bola, como a Espanha faz. Espero um dia conseguir fazer isso como eles”.

Apesar de preferir não ter que enfrentar os espanhóis, o comandante da seleção chilena sabe que o duelo será uma oportunidade para a equipe entrar para a história. “Em nenhum momento é bom jogar contra a Espanha, mas, temos que enfrentá-los. Se vencermos e eliminá-los, será um momento muito positivo para o nosso futebol”.


Getty Images

Gente de Opinião

Jogadores da Espanha realizaram treino de reconhecimento do gramado do Maracanã
para duelo com Chile. Atacante Fernando Torres pode ser novidade entre titulares

Operação

Os organizadores da Copa do Mundo e as autoridades reforçam a recomendação aos torcedores de utilizarem os meios de transporte público para chegar ao estádio nesta quarta-feira. Um esquema especial de trânsito e mobilidade foi montado para facilitar o acesso ao Maracanã e à Praia de Copacabana, local da Fan Fest. Metrô, BRT’s como a Transcarioca e os ônibus são opções de deslocamento. Ao todo, serão 20 ruas interditadas e com proibição de estacionamento ao redor dos dois eventos.

Para diminuir o impacto sobre o trânsito do Rio de Janeiro, o município decretou feriado a partir do meio dia. Após a avaliação positiva da operação do primeiro jogo do Mundial na cidade, a prefeitura manterá praticamente o mesmo plano, com alguns ajustes. “Este jogo será um grande desafio, pois será realizado em um dia de semana e na hora do rush, com seleções tradicionais. Nosso objetivo é superar cada desafio aprimorando o esquema organizado para garantir a mobilidade da cidade. Por isso, mais uma vez, contamos com a colaboração da população”, disse Leonardo Maciel, presidente da Rio Eventos Especiais.

A região do estádio será fiscalizada por agentes municipais, para evitar marketings de emboscada, atuação de cambistas e vigias de carro, além de manter a ordem pública e informar os torcedores. Para isso, vão atuar 24 horas, em 151 pontos de patrulhamento ostensivos, divididos em turnos, com efetivo de 1.655 guardas, 124 veículos, incluindo viaturas, vans e carros elétricos. O público também contará com 150 profissionais bilíngues, treinados para orientá-los, e mais de 1.500 voluntários prestando serviço como agentes de informações, auxiliando na mobilidade.

Fonte: Gabriel Fialho - Portal da Copa

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão para a final da Libertadores na Argentina

Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho

Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)