Segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 23h00
Rondônia recebeu neste último sábado (24), o Festival Paralímpico 2022, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, em Porto Velho. O Festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, com apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, órgão responsável por sediar o evento no Estado. Nesta quarta edição, 150 pessoas, entre crianças com e sem deficiências, se fizeram presentes no evento que contou com atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas.
A iniciativa visou celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorados no mês de setembro. Além de promover a prática esportiva para essas crianças, na faixa etária de oito a dezessete anos, o evento tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar três modalidades esportivas, como: Atletismo, Parabadminton e Parataekwondo, este último estreou recentemente nas Paralímpiadas de Tóquio.
De acordo com o organizador em Rondônia, Ascânio Marcos, o Festival que acontece anualmente contou com a presença de estudantes da Capital e de outras localidades de Rondônia como Ariquemes, Baixo Madeira e Jaci-Paraná.
“Nós estamos na quarta edição e o objetivo é fomentar e divulgar o máximo possível o Festival para toda a população, a fim de que entenda, que uma criança com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, mesmo com suas limitações, é capaz de se destacar e conquistar vitórias no esporte”, pontua o organizador.
O Estado de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais desde 2019, a exemplo disto, o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paralímpicas. Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, estes investimentos são fundamentais à elevação do índice educacional em Rondônia, além de a cada evento deste, incentivar a promoção e participação dos alunos.
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
O estudante João Victor Félix Gimenez, da EEEFM Risoleta Neves, em Porto Velho, garantiu na sexta-feira (15), medalha de prata no taekwondo durante