Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Grêmio busca vaga na fase de grupo



Nada como o lar doce lar. Nada como ter o apoio de 40 mil torcedores no Olímpico, nesta quarta-feira. Atuando em casa com o apoio da torcida, o Grêmio espera superar os problemas de início de temporada e se infiltrar na fase de grupos da Libertadores. Para isso nem é preciso vencer o Liverpool, do Uruguai, a partir das 22 horas (de Brasília). Após o 2 a 2 em Montevidéu, o 0 a 0 e o 1 a 1 fazem o Tricolor avançar de etapa.

O sonho do tri da América é o que mexe o clube nesse início de temporada. A vontade de ver Fábio Rochemback repetir as cenas protagonizadas por De Leon e Adilson e erguer a taça de campeão faz o Grêmio ter força para superar os problemas de contratações frustradas, falta de dinheiro e erros estratégicos dos dirigentes. Tudo bem que reforços de peso não chegaram para esta etapa da competição, os gremistas irão para sua casa para embalar a equipe, mesmo que ela não tenha convencido esse ano.

Todo esse apoio coloca, também, pressão e responsabilidade para dirigentes e jogadores. Um tombo prematuro na Libertadores causaria revolta em um Olímpico que deverá receber 40 mil pessoas. Não se juntar à Chave 2 junto com Junior de Barranquilla, da Colômbia, Oriente Petrolero, da Bolívia, e León de Huánuco, do Peru, estremeceria as estruturas internas de uma direção em início de trabalho.

Do empate fora de casa, o Grêmio trouxe algumas lições. A primeira diz respeito ao adversário. Mesmo sendo de pouca tradição, os uruguaios estão longe de serem ingênuos. A segunda é que os erros nas bolas paradas defensivas não podem voltar a ocorrer. Os dois gols dos negriazules saíram em cobranças de falta e escanteio.

"Muito cuidado nessa bola aérea deles, alçada na área, porque se eles têm alguma possibilidade de fazer gol é na bola parada, temos que cuidar isso. Temos que jogar como sempre jogamos, e dentro de casa com a torcida e o gramado melhor, temos a possibilidade de mostrar nosso futebol como sempre jogamos", analisou o lateral Gabriel, na esperança de ma atuação melhor do que a da semana passada.

O discurso se manteve intacto nesses dias que se passaram. A cautela quanto a uma possível zebra segue sendo pregada dentro do vestiário. Porém, é preciso pensar mais no que o Tricolor pode fazer. "Temos que mentalizar mais o que o Renato passa. Não tem bola perdida, tem que estar sempre acreditando nas bolas, esse é o espírito da Libertadores", ponderou Lúcio.

Em campo, mudança na lateral esquerda. Dores musculares tiraram Gilson do confronto decisivo. Seu lugar será ocupado por Bruno Collaço, um dos destaques no Gre-Nal de domingo. Adilson retorna à equipe após cumprir suspensão. O time uruguaio, por sua vez, contará com a estreia do zagueiro Martín Bonjour.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X LIVERPOOL-URU

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Assistentes: Alejo Castany e Gustavo Esquivel (ambos da Argentina)

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Júnior Viçosa e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho

LIVERPOOL: Matías Castro; Jonhatan Souza, Juan Álvarez, Hugo Souza e Martín Bonjour; Carlos Macchi, Mauricio Felipe, Hernán Figueredo e Nicolás Guevara; Maureen Franco e Emiliano Alfaro
Técnico: Eduardo Favaro

Fonte: Gazeta Esportiva / Valter Junior
 

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano

Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano

Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)