Terça-feira, 3 de outubro de 2017 - 17h04
A interação entre os atletas de 36 cidades dentro e fora das competições é o legado a ser deixado pelos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que teve a abertura oficial da 11ª edição na noite de sexta-feira (29), no ginásio Alberi Ferrasso, em Ariquemes. A competição já é considerada a maior realizada no Norte brasileiro e esse ano bateu o recorde com 2.500 atletas participando em 15 modalidades individuais e coletivas até o próximo dia 11.
“O objetivo do governo estadual é incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. É o legado do JIR”, disse em pronunciamento oficial Rodnei Paes, o titular da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pasta do governo responsável pela realização do JIR. Este ano os atletas foram classificados para essa etapa estadual em sete fases regionais.
“O esporte une pessoas”, sintetizou o prefeito de Ariquemes, Tiago Flores, que agradeceu ao governo estadual, por meio da Sejucel, pelo apoio técnico e financeiro na realização do evento em Ariquemes, que completa 40 anos no último dia de competição. Este ano, o JIR faz parte do calendário comemorativo dos festejos da cidade, já que é a primeira vez que a competição acontece na cidade desde a implantação em 1983.
A cerimônia oficial de abertura lotou as dependências do ginásio Alberi Ferrasso e duraram duas horas, encerrando com queima de fogos que perduraram por quatro minutos. Pelo protocolo, o evento foi iniciado com a formação da mesa de honra e em seguida autoridades da região foram acomodadas em uma tribuna de honra.
Em seguida, ocorreu o desfile das delegações das sete regionais ficando a anfitriã por último. Os hinos Nacional e de Rondônia foram entoados precedendo as falas oficiais das autoridades. Dois atletas anfitriões do ciclismo revezaram na condução da tocha até o acendimento da pira olímpica.
O juramento dos atletas foi feito por uma atleta também anfitriã. As atrações artísticas aconteceram na última parte da solenidade de abertura, ocasião em que a história de Ariquemes foi contada desde a passagem da linha telegráfica pelo marechal Cândido Rondon até os dias atuais. Ao final das apresentações, o prefeito Tiago Flores declarou aberto os Jogos Intermunicipais de Rondônia.
JIR
Os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram instituídos em 1983 pelo governo de Rondônia com objetivo de oportunizar ao atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios e o fortalecimento das federações especializadas.
Pela primeira vez Ariquemes sedia a competição e o governo estadual suporta os gastos com hospedagem e alimentação dos atletas, técnicos e arbitragem. Durante 13 dias, os atletas disputam as seguintes modalidades: atletismo, capoeira, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse
Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a
Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia
Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano
Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque
Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV
No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R