Quarta-feira, 24 de julho de 2013 - 11h38
Inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais é a proposta pedagógica defendida pelo deputado estadual Jaques Testoni (PSD), autor do Projeto de lei nº245 de 2011, que institui como matéria curricular nas escolas estaduais o jogo do xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas.
O decreto de aprovação do projeto na Assembleia legislativa foi divulgado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de setembro de 2011. Entre as especificações está: o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais acontecerá uma vez por semana, em aula com duração máxima de 60 minutos.
A lei foi sancionada pelo Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) já implantou o jogo de xadrez nas unidades de ensino que implantaram o Projeto Guaporé, o programa de aulas em tempo integral que foram iniciadas em Rondônia.
O deputado Jaques sustenta que o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais tem objetivos fundamentais como uma disciplina múltipla além de estimular a participação na olimpíada bienal da modalidade através da Federação Internacional de Xadrez (Fide) que congrega mais de 160 países e conta com a participação de mais de 140. “O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico, onde no jogo o indivíduo se relaciona em diversas disciplinas, entre as quais a matemática, artes, história, geografia. E acrescenta, ainda, o grau de memorização que o praticante obtém”, argumenta Jaques.
O deputado acrescentou que vai ser formada uma equipe que conta com o médico Ricardo Dias Illivi Ibãnes e o professor Elder Pedri Valença, ambos apaixonados pela modalidade, para fomentar o projeto de construção de um moderno centro de difusão do xadrez em Ouro Preto do Oeste, que irá expandir a prática e promover competições em um nível mais avançado.
Fonte: Rafaela Schuindt
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara