Sábado, 7 de abril de 2012 - 16h07
Adriano de Carvalho
Zero Hora
O técnico Vanderlei Luxemburgo se baseia na cautela para definir a postura do time do Grêmio dentro de campo. Devido aos desfalques originados por lesões nas últimas partidas, o treinador precisa remontar uma equipe que tem sete jogadores fora de combate: Kleber, Marcelo Moreno, Mário Fernandes, Marco Antônio, Gilberto Silva, Vilson e Saimon. Assim, o treinador prioriza um perfil mais defensivo para evitar surpresas no Gauchão e na Copa do Brasil.
Diante do Ipatinga foi assim. O treinador formou a equipe no esquema 3-5-2 e voltou de Minas Gerais com uma vitória por 1 a 0 para decidir a classificação dentro do Olímpico. Com o êxito da estratégia, Luxa acredita que deveria ter feito o mesmo diante do Pelotas no último domingo, no jogo que marcou sua primeira derrota no comando tricolor.
— O Grêmio tem que ter mais convicção de marcação do que de ataque. Acho que errei em não colocar três zagueiros contra o Pelotas. Me equivoquei em não ter tomado a mesma decisão que tive lá em Ipatinga. Quero que os torcedores acreditem no nosso trabalho. Temos que reconhecer o nosso momento e trabalhar em cima disso para que o time fique consistente e forte de novo na nossa realidade — aponta Luxemburgo.
A postura mais cautelosa contra o Ipatinga também se explica pela estreia na Copa do Brasil diante do River Plate em Sergipe. Naquela oportunidade, o Grêmio saiu perdendo por dois a zero e precisou buscar a virada no final do jogo.
— Ninguém entendeu o porque dos três zagueiros lá em Ipatinga. A virtude do técnico é saber recuar com o que tem em mãos. Neste momento, não dá para jogar exposto, em cima do adversário. Se a gente sofresse dois gols como sofremos em Sergipe, talvez a gente não conseguiria recuperar aqui no Olímpico. Para que eu possa ter possibilidades na Copa do Brasil e do Gauchão, não posso estar vulnerável. Essa é a realidade — complementa o treinador.
Apesar da sina de desfalques nos últimos jogos, Luxemburgo não se lamenta. O treinador isenta a preparação física e acredita que a sequência de partidas do time do Grêmio acaba expondo os jogadores a possíveis lesões.
— Jogador de futebol está propenso à lesão. Não tem porque conversar com departamento médico e físico. Se pegar lesão de pancada como foi a do Kleber e do Gilberto Silva, é normal. Não existe erro de preparação física. É sequência de jogos, pode acontecer — acredita.
O treinamento deste sábado deve definir o time do Grêmio que enfrenta o Caxias neste domingo, a partir das 16h, no Estádio Olímpico. Vanderlei Luxemburgo encaminha a equipe com: Victor, Gabriel, Naldo, Werley e Julio Cesar; Fernando, Souza, Léo Gago e Marquinhos; Bertoglio (Leandro ou Miralles) e André Lima.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e