Redação Central, 24 mar (EFE).- O piloto alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1 em uma corrida marcada por seu duelo com seu companheiro de Red Bull, o australiano Mark Webber, pelo abandono de Fernando Alonso na segunda volta e por uma desastrada tentativa de Lewis Hamilton, agora na Mercedes, de parar nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren.
Único brasileiro a disputar o Mundial deste ano, Felipe Massa, que era o segundo no grid,perdeu posições logo na largada, caiu para sexto ainda na primeira volta, recuperou uma posição durante a prova e terminou em quinto.
No pódio, o clima foi constrangedor entre Vettel e Webber devido à batalha que travaram. O tricampeão mundial estava em segundo faltando pouco mais de dez voltas para o fim, ignorou ordens de sua equipe para não ameaçar o australiano com o objetivo de poupar pneus, o ultrapassou após uma bela disputa e recebeu a bandeirada final em primeiro. Por isso, os dois mal se olharam na hora do champanhe.
Terceiro colocado, Hamilton protagonizou o momento mais inusitado da corrida. Provavelmente pela força do hábito - defendeu a McLaren por muitos anos -, o campeão mundial de 2008 entrou nos boxes da equipe britânica na primeira rodada de pit stops, para incredulidade geral. Percebendo a gafe, os mecânicos, que estavam a postos para uma parada de Jenson Button ou Sergio Pérez, abriram caminho.
Hamilton também se envolveu em uma batalha com seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, e levou a melhor, deixando o alemão em quarto. Massa, que chegou em quinto, ocupava o oitavo lugar após sua quarta parada nos boxes. O brasileiro ultrapassou as Lotus do francês Romain Grosjean e do finlandês Kimi Raikkonen na pista e ganhou mais um posto devido ao pit stop de Pérez na penúltima volta.
A corrida não foi tão boa para a Ferrari quanto o treino classificatório. Se Massa completou a prova com três posições de "prejuízo" em relação à largada, Alonso teve um resultado muito pior. Terceiro no grid, o espanhol, que fazia o GP de número 200 de sua carreira, arriscou na largada, chegou a ultrapassar o brasileiro, mas bateu o bico de seu carro com o de Vettel e insistiu em ficar na pista apesar do problema. O erro de estratégia custou caro, e ele teve que abandonar na segunda volta.
Fonte: Rádio Jovem Pan com informçaões da Agência EFE
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)