Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 05h47
Portugal e Alemanha entram em campo nesta segunda-feira (16.06), às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, sob grande pressão. Não só pelo fato de estrearem pelo Grupo G, um dos que prometem mais equilíbrio na Copa do Mundo da FIFA 2014, mas também para manter o alto nível do primeiro jogo realizado na capital baiana.
A goleada de 5 x 1 aplicada pela Holanda sobre a atual campeã Espanha segue viva na memória de todos os fanáticos pelo futebol. Mais ainda na dos baianos, que tiveram o privilégio de acompanhar tudo de perto. Agora, a expectativa é de outro grande duelo, desta vez entre os favoritos alemães e a seleção portuguesa, liderada pelo melhor do mundo Cristiano Ronaldo.
Para manter o padrão estabelecido por holandeses e espanhóis, ninguém melhor do que o supercraque português. No domingo (15.06), portugueses e alemães estiveram na Fonte Nova para conhecer o estádio, fazer o último treino antes do duelo e conversar com a imprensa sobre a estreia no Mundial.
O assunto principal, é claro, foi Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madrid foi bombardeado com perguntas em relação à lesão que o afetou no fim da temporada europeia. O jogador deixou claro que não sente mais o problema e, esbanjando bom-humor, disse que considera os alemães favoritos, mas que seus companheiros não devem temê-los.
“O saldo deles contra nós tem sido positivo. Mas o Real (Madrid) não ganhava do Bayern (de Munique) há muitos anos e as coisas mudaram (o Real eliminou o Bayern na Champions League este ano). Tenho esperança de que este vá ser o ano da seleção de Portugal”, avisou o craque, reconhecendo o sucesso dos alemães contra sua seleção nos últimos anos.
Embora contem com alguns dos principais jogadores do mundo em suas seleções, os técnicos Paulo Bento e Joachim Low, comandantes de Portugal e Alemanha, respectivamente, optaram por reforçar a importância dos elencos que têm nas mãos.
Ambos fizeram mistério em relação à escalação, mandando o recado de que todos serão importantes para o possível sucesso de suas equipes. “O time está mais unido e esse período trouxe um sentimento bom. Eles sabem o que precisam fazer e, principalmente, que precisamos de 23 jogadores para ser campeões” afirmou Low. “Os 23 que estão aqui querem que as coisas saiam bem para a seleção, para depois serem reconhecidos individualmente”, acrescentou Bento.
Completando a primeira rodada de jogos do Grupo G do Mundial, Estados Unidos e Gana também entram em campo nesta segunda-feira. As duas seleções se enfrentam em Natal, na Arena das Dunas, às 19h.
Bem menos badalado que Cristiano Ronaldo, um atacante alemão terá a primeira chance de escrever seu nome na história da Copa do Mundo nesta segunda-feira. Miroslav Klose tem 14 gols marcados no Mundial e precisa de apenas mais um para se tornar o maior goleador da história da competição ao lado do brasileiro Ronaldo. Se fizer dois ou mais, Klose se isola na artilharia do torneio, deixando o Fenômeno para trás.
Além dos grandes craques e estrelas do futebol mundial que estarão em campo, a Arena Fonte Nova receberá também a chanceler alemã Angela Merkel nesta segunda-feira. Ela vai assistir à estreia da seleção de seu país ao vivo. Merkel se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff na tarde deste domingo (15.06), em Brasília.
Assim como foi na primeira partida da Copa na Fonte Nova, a expectativa é de grande presença de torcedores alemães e portugueses no estádio. Segundo Petra Schaeber, cônsul da Alemanha na Bahia, cerca de cinco mil ingressos foram vendidos na Alemanha. Já de acordo com João Manoel Lomba, cônsul de Portugal no estádio, “entre três e quatro mil turistas” estão vindo a Salvador.
A programação para os alemães não ficará restrita ao estádio. “Todas as partidas da seleção alemã serão transmitidas no Goethe Institut/Instituto Cultural Brasil-Alemanha. Além disso, no dia do jogo, haverá uma van na Praça da Sé prestando informações turísticas e consulares”, informou Schaeber.
Já para os portugueses, haverá um ponto de reunião para organizar a ida à Fonte Nova. “Vamos nos concentrar a partir das 8h no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e, às 11h, no restaurante A Porteira, no Dique do Tororó, em frente ao estádio”, explicou Lomba.
Depois de Holanda x Espanha e Alemanha x Portugal, a Arena Fonte Nova tem outras quatro partidas programadas na sequência do Mundial. O próximo jogo marcado para o estádio baiano é entre França e Suíça, em 20 de junho, às 16h, pelo Grupo E. Fechando os duelos da fase de grupos em Salvador, Irã e Bósnia entram em campo pelo Grupo F em 25 de junho, às 13h.
Na etapa eliminatória da Copa do Mundo, a capital baiana tem ainda outros dois jogos. O primeiro em 1º de julho, pelas oitavas de final, às 17h, entre o primeiro colocado do Grupo H e o segundo do Grupo G. A despedida da Bahia do Mundial está marcada para 5 de julho, também às 17h, com partida válida pelas quartas de final do campeonato.
Embora os torcedores tenham chegado e entrado a tempo da partida entre Holanda e Espanha na Fonte Nova na última sexta-feira (13.06), a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) promoveu alguns ajustes no sistema de mobilidade de torcedores para a segunda partida da Copa na cidade.
Como houve filas em alguns pontos de maior fluxo de torcedores, a Transalvador vai remanejar alguns ônibus para o confronto entre Portugal e Alemanha. As linhas alteradas são: S1 (Shopping Barra): que aumenta de oito para 10 ônibus; S4 (Salvador Norte Shopping / Aeroporto): de 10 para 20; S6 (Shopping Bela Vista): 11 para 20; S7 (Iguatemi): 22 para 33; S8 (Salvador Shopping): 14 para 34; e S9 (Shopping Barra - que atende a idosos e pessoas com baixa mobilidade): de dois para nove.
A decisão foi tomada para tornar o transporte dos torcedores mais cômodo e com menos tempo de espera. Além dos ônibus, a Transalvador vai aumentar o número de agentes que irão monitorar os pontos que apresentaram maior retenção de fluxo, como a Rótula do Abacaxi e as Avenidas Paralela e do Bonocô.
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara