Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Para conseguir peso ideal para campeonato, atleta de jiu-jitsu recorre à Nutrologia



Nos dias 28 e 29 deste mês, o amazonense Antônio Sotto Mayor, 39 anos, que reside em Porto Velho há dois anos, estará na arena Barueri, em São Paulo, participando do Campeonato Sulamericano de Jiu-Jitsu, na categoria super pesado.Para conseguir peso ideal para campeonato, atleta de jiu-jitsu recorre à Nutrologia - Gente de Opinião

Há dois meses ele iniciou o trabalho de reeducação alimentar com o médico nutrólogo Bruno Mendonça Guimarães para atingir o peso ideal exigido pela organização do campeonato. Esta é a quarta competição em que ele participa este ano.

Associado à reeducação alimentar para perder peso, ele pratica cinco horas de atividade física por dia. A maratona diária inclui musculação, exercício aeróbico, o treinamento voltado exclusivamente para o campeonato, além do tempo utilizado como professor de jiu-jitsu. O seu treino é puxado pelo professor e atleta de alta performance Chaise Olimpio (veterano nos campeonatos nacionais e internacionais).

Indagado se é difícil manter essa rotina, tendo que se adequar ao rigor dos treinos e a uma alimentação diferenciada para perder e/ou manter o peso, os dois atletas, Antônio e Chaise, foram unânimes em afirmar que sim.

“É complicado se adequar, mas o homem é bem mais fácil perder peso do que a mulher, pois elas têm a alteração hormonal considerável”, explica Chaise. “No entanto, quando temos um objetivo, estamos focados, nada é impossível”.

Antônio afirma que o amor pelo esporte iniciou aos 09 anos de idade. “Mas chegar até aqui não foi fácil”, declara, esclarecendo que para conseguir vencer campeonatos faz-se necessário que o atleta esteja rodeado de profissionais gabaritados para acompanhá-lo nos treinos, além de patrocinadores. “Graças a Deus não posso reclamar disso”, acrescenta.


Visto negado

Para participar do campeonato mundial profissional de jiu-jitsu em agosto passado, Antônio Sotto Mayor enfrentou mais uma rotina de exercícios, treinos e dieta. Em 30 dias perdeu 25 quilos. “O sacrifício valeu a pena, pois cheguei à competição dentro do peso exigido”, diz. Antônio participou de quatro lutas, em três categorias – peso, faixa e idade.

Desde 1992 até agora, ele já foi campeão amazonense 10 vezes, venceu por duas vezes o estadual do Estado do Rio de Janeiro; ganhou o Internacional Master e Senior, realizado no Rio de Janeiro, e saiu-se vitorioso em três campeonatos promovidos por confederações diferentes.

Só este ano, ele conseguiu medalha de prata no campeonato brasileiro, ouro no campeonato mundial profissional e bronze no profissional master.

Antônio foi campeão ainda da seletiva que escolheu os atletas que competiriam em Dubai, em 2014, mas não pode comparecer devido a uma lesão no braço. Agora, seu objetivo é participar de disputas nos Estados Unidos, mas o seu visto já foi negado três vezes. “No próximo ano vou competir em Portugal”
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)