Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 - 17h03
Os atletas formados na Xpga Academia de Xadrez, Eduardo Meirelles e Ismael Prado foram para Florianópolis principalmente para participar do torneio principal, que aconteceu entre os dias 23 e 29 de janeiro, enquanto que Lueide Rodrigues e o professor Gualter Amélio atuavam no II Floripa Chess Congress, evento que aconteceu nos dias 20 e 21 com a participação de 30 pesquisadores de diversas áreas da Educação, onde foram apresentados trabalhos, mesas e palestras com especialistas do ensino, prática e aprofundamento teórico do xadrez como objeto de estudo. Paralelo ao Congresso, Lueide Rodrigues concluiu o curso de arbitragem realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez, sagrando-se a mais nova árbitra da Xpga, FRX e FRXE.
Nos torneios preliminares a turma da FRXE participou do IV Floripa School Open 2023, disputado em 6 rodadas, com o ritmo de 10+3 (xadrez rápido), under 14 e 17. Eduardo Meirelles alcançou a pontuação de 3.5 (três e meio) no sub 17 e Ismael Prado conquistou seu primeiro ponto internacional sub 14.
No VIII Floripa Super Blitz 2023 categoria livre, disputado em 11 rodadas, com ritmo de 3+2 (xadrez blitz), o Mestre Nacional Gualter Amélio conquistou 6.5 (seis pontos e meio), Eduardo Meirelles 6 (seis pontos), Anderson Teramoto 6 (seis pontos) e o destaque dos torneios On-Line da FRXE, atleta de Cacoal, Gabriel Carckeno fechou bonito com 7 (sete pontos), mostrando que os rondonienses não foram para brincadeira para encarar os melhores da América.
Por conta dos altos custos os rondonienses não puderam participar do Torneio Floripa Team Open, desafio de duplas.
No torneio principal, xadrez clássico, disputado em 10 rodadas com ritmo de jogo de 1 hora e 30 minutos, mais 30 segundos de acréscimo, os rondoniense também atuaram de forma aguerrida.
O Mestre Nacional Gualter Amélio liderou a equipe conquistando 5.5 (cinco pontos e meio), seguido por Gabriel Carckeno, 5 (cinco pontos), Eduardo Meirelles, 4.5 (quatro e meio), Anderson Teramoto, 4.5, Robson Amorim, 4 e Ismael Prado 3 pontos conquistados.
Por muito pouco o MN Gualter Amélio não conquista o título na categoria U1700, categoria onde o portovelhense domina nas competições do Norte desde 2020. Conquistas que para o novo cenário do esporte em Rondônia evidencia a capacidade dos nossos atletas de enfrentar as grandes forças do xadrez nacional e América Latina.
Destacamos o intercâmbio com a delegação de enxadristas da equipe boliviana, Raikonen Torrico e Mateo Salamanca, que conviveram no alojamento com os rondonienses e compartiram juntos as alegrias e alegrias de cada nova partida.
Segue o link com a Classificação
Geral dos rondonienses:
https://chess-results.com/tnr664310.aspx?lan=10&art=24&group=RO&fed=BRA&turdet=YES&flag=30
Todos estão de parabéns pois deram
seu melhor nas competições. Ser um campeão não é superar o outro, mas conseguir
realizar os seus talentos no nível mais alto de sua existência.
Galeria de Imagens
Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse
Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a
Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia
Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano
Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque
Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV
No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R