Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Pelé, premiado pelo COI sem participar de olimpíada


Pelé, premiado pelo COI sem participar de olimpíada - Gente de Opinião

Em 1958 o garoto de 17 anos incompletos foi campeão do mundo, que se curvou ente a genialidade dele, com certeza o brasileiro mais conhecido no Planeta, Pelé, atleta numa época em que a única preocupação deles era jogar bola e honrar o Brasil.

Em 1962 no Chile, quando jogou apenas uma partida e um pedaço da outra, já era chamado “melhor jogador do mundo”.  Em 1966 não foi muito longe, depois da caçada que o impuseram a defesa portuguesa e um árbitro, digamos, com problema de visão.

Em 1970 esteve até ameaçado de dispensa da seleção brasileira – outro foi Tostão, mas acabaram indo para o México, onde ganharam a Taça que (a irresponsabilidade?) da entidade responsável pela guarda do troféu, permitiu ser roubada.

Era destino, ou o Maracanã veria as maiores exibições de Pelé? O milésimo gol, o gol contra o Paraguai na eliminatória para a Copa de 1970, o dia em que a rainha da Inglaterra fez questão de ver um jogo de Pelé etc.

Em 1980 a revista francesa L’Équipe, ouvidos 20 jornalistas esportivos de países diversos, concedeu-lhe o título de “Champion du Siècle” (Campeão do Século), no Brasil “Atleta do Século”, - batendo outras lendas de esportes diversos, como Jesse Owens (2º - EUA – 4 ouros olímpicos), o ciclista Edouard Merckx (3º - belga - 5 vezes campeão do “Tour de France”).

Em 1999 Pelé seria escolhido, sem nunca ter participado de qualquer Olimpíada, como o “Atleta do Século, pelo Comitê Olímpico Internacional, numa votação com 200 presidentes de comitês olímpicos nacionais. 

Nessa votação Pelé superou: Muhammad Ali (boxe - EUA , ouro em Roma 1960), Carl Lewis (atletismo – EUA, nove ouro olímpicos em 4 Jogos),  Michael Jordan (basquete – EUA, ouro olímpico/Barcelona  1992), Mark Spitz (natação – EUA, sete ouros em Munique-1972).

Nunca neguei: Não gosto de futebol, mas dava gosto ver a seleção jogar, com Garrincha e Pelé como a de 1958, ou a de 1970, tida por muitos como a melhor seleção de todos os tempos, onde ponteava o tricordiano Edson Arantes do Nascimento.

Só para lembrar: há 26 anos o tricordiano mais famoso do mundo era eleito “Champion du Siècle”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R

Seleção rondoniense de tênis de mesa participará de campeonato sul-americano com incentivo do governo de RO

Seleção rondoniense de tênis de mesa participará de campeonato sul-americano com incentivo do governo de RO

Nove atletas da seleção rondoniense de tênis de mesa estão prontos para competir no Campeonato Sul-Americano Master, que ocorrerá de 14 a 20 de abri

Parceria entre SEMES e FRV para o fortalecimento do voleibol em 2025

Parceria entre SEMES e FRV para o fortalecimento do voleibol em 2025

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMES), representada pelo secretário Cássio Moura e pelo secretário adjunto Ítalo Aguiar, firmou uma impo

Triatleta rondoniense conquista bicampeonato em competição nacional com suporte do governo de RO

Triatleta rondoniense conquista bicampeonato em competição nacional com suporte do governo de RO

O triatleta rondoniense Maicon Romano fez história mais uma vez no cenário nacional ao conquistar o bicampeonato no Triatlo Capixaba de Ferro – Desa

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)