Quarta-feira, 5 de maio de 2010 - 17h19
A coordenadora do Dia do Desafio em Porto Velho, primeira-dama Lucilene Peixoto, participou nesta semana, em São Paulo, do sorteio das cidades estrangeiras oponentes das cidades brasileiras. A capital vai concorrer, dia 26 de maio, com a cidade Villa Nueva, da Guatemala. O evento organizado pelo Serviço Social do Comércio foi realizado no Clube Pinheiros, na capital paulista.
O objetivo do Dia do Desafio é de fazer com que a sociedade se una contra o sedentarismo, praticando ao menos 15 minutos de alguma atividade física. O tema deste ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Segundo a coordenadora do evento na capital, a participação dos porto-velhenses este ano deve bater mais um recorde. “Nos próximos dias começaremos a fazer contato com os parceiros para reunirmos o maior número de participantes”, disse a coordenadora.
Em 2009, Porto Velho venceu a cidade de Santa Marta, que teve 8.750 participantes. Naquele ano, 141 mil porto-velhenses participaram do Dia do Desafio.
No Brasil, o Dia do Desafio é organizado pelo Sesc, sendo que cada prefeitura é responsável pela coordenação. Porto Velho participa do evento mundial desde 2005 quando mobilizou 106.302 pessoas e venceu a cidade peruana Santiago de Surco.
No ano seguinte mobilizou 155.691 pessoas, mas não conseguiu vencer Camaguey (Cuba). Em 2007 venceu a cidade boliviana de Cochamba e em 2008 ganhou o dia ao concorrer com Cuatitlan Izcalli (México), foi o ano que reuniu o maior número de participantes, 170 mil.
Dia do Desafio
O Dia do Desafio ou Challenge Day foi criado no Canadá, em 1983. No Brasil foi realizado pela primeira vez em 2000. Pelo regulamento, a integração dos municípios concorrentes é baseada no estímulo a prática de educação física, ocasionando uma disputa saudável, e sempre entre municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes.
Villa Nueva
Villa Nueva é um município da Guatemala localizado a 16 km ao sul da Cidade da Guatemala e tem uma população de cerca de 400 mil habitantes. Foi fundada em 17 de Abril de 1763, quando declarou sua independência do Império Espanhol. A economia local é basicamente a indústria. O município conta com 25 fábricas que produzem materiais têxteis, metalúrgicos e plásticos.
Fonte: Marcela Ximenes
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen