Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Portugal vence Gana; Alemanha derrota Estados Unidos


Danilo Macedo
Agência Brasil *

Desperdiçando várias chances de gol, Portugal se despediu da Copa com uma vitória de apenas 2 x 1 contra Gana, que também arruma as malas e volta para casa. A Alemanha derrotou os Estados Unidos por 1 x 0 em partida que ocorreu no mesmo horário e se classificou em primeiro lugar do Grupo G. Apesar da derrota, os norte-americanos ficaram com a segunda vaga do grupo por ter saldo de gols melhor do que o de Portugal, que perdeu da seleção alemã por 4 x 0 em sua primeira partida.

O jogo de hoje (26), no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, com público de 67.540 torcedores, prometia ser emocionante, com Portugal precisando golear para passar às oitavas de final. Aos cinco minutos de jogo, o craque Cristiano Ronaldo, que pouco tinha aparecido nas duas primeiras partidas de sua equipe, chutou a bola no travessão. Aos 18 minutos, recebeu cruzamento e cabeceou sozinho para uma difícil defesa do goleiro de Gana. O primeiro gol, no entanto, foi contra e só saiu aos 31 minutos, após cruzamento na área de Gana. O zagueiro John Boye tentou tirar a bola, mas ela bateu no seu joelho e entrou no gol.

Gente de Opinião

Portugal vence Gana, mas é eliminado e se despede da CopaPaulo Duarte/AP/Direitos Reservados

No segundo tempo, Portugal começou pressionando novamente, mas aos 12 minutos, Gana empatou com o atacante Gyan, que cabeceou a bola, após um cruzamento, sem chance de defesa para o goleiro português. Aos 34 minutos, Cristiano Ronaldo fez seu único gol nesta Copa, após bate-rebate na área que o goleiro ganês espalmou a bola nos pés da estrela portuguesa. O atacante, escolhido o melhor jogador em campo, ainda teve pelo menos mais três chances de gol, mas não conseguiu converter e se lamentou muito.

Na Arena Pernambuco, a Alemanha jogou melhor do que os Estados Unidos  e venceu o rival por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Thomas Müller (com 4 gols divide a artilharia com Messi e Neymar) no segundo tempo. O resultado afastou as suspeitas de um “acordo de cavalheiros” entre as seleções, já que o empate classificaria as duas diretamente.  Mesmo com o resultado negativo, os Estados Unidos passaram por ter melhor saldo de gols.  Na próxima fase, a Alemanha vai a Porto Alegre enfrentar o segundo colocado do Grupo H, enquanto que os Estados Unidos, no dia seguinte, pegam o primeiro lugar da chave.

A Alemanha começou a partida em alta velocidade , indiferente à chuva que quase cancelou o jogo em São Lourenço da Mata (PE). Os europeus estavam dispostos a apagar a imagem do empate apertado contra Gana. Nos primeiros 10 minutos, tinham nada menos do que 85% da posse de bola e já haviam criado pelo menos duas chances de gol. A primeira, logo no inicio do jogo, quando Müller arriscou um voleio e em uma sobra, Podolski chutou por cima. Logo depois, Schweinsteiger lançou Boateng, que tocou de primeira para a área, mas o goleiro Howard chegou antes na bola. A equipe europeia estava a mil por hora, e os Estados Unidos se fechavam com todo o time no campo de defesa. Logo depois, o zagueiro americano Gonzalez evitou o primeiro gol exatamente na hora em que o artilheiro Müller iria concluir.

A Alemanha tinha controle da partida. Os Estados Unidos somente conseguiram chegar com perigo aos 22 minutos, quando o meia Zusi chutou de fora da área com bastante perigo. Nessa segunda metade do primeiro tempo, a partida era mais equilibrada e a posse de bola dos norte-americanos passaram para 34%. Isso fez com que as propostas em campo ficassem ainda mais claras. Os Estados Unidos apostavam em contra-ataques, mas os europeus trabalhavam com a bola do meio para frente contando com os talentos individuais da equipe.

Um deles era o meia Özil, que fazia a melhor partida pela Alemanha na Copa. Aos 34 minutos, ele quase abriu o placar, depois de limpar a zaga e chutar forte e rasteiro. Howard fez mais uma boa defesa, sem dar rebote. O goleiro manteve a segurança em mais dois lances até o final do primeiro tempo depois de cruzamentos para a área.

Na etapa final, a Alemanha voltou com o artilheiro Klose no lugar de Podolski, e com características semelhantes ao início do jogo: os europeus com a marcação adiantada e os americanos com time recuado, seguravam a pressão, com a atuação decisiva do goleiro. Aos nove minutos, de novo Howard fez milagre ao espalmar cabeceada de Mertesacker. O rebote voltou na entrada da área para o artilheiro Thomas Müller, que chutou forte no canto esquerdo para abrir o placar e fazer o quarto gol dele na Copa e se igualar na artilharia a Neymar e Messi.

Gente de Opinião

Alemanha vence EUA Hassan Ammar/AP/Direitos Reservados

Com o gol, a Alemanha recuou, diminuiu a velocidade e passou a cadenciar a partida. Assim, controlava a partida. Os Estados Unidos tinham dificuldades no setor de criação e mesmo com a entrada  de Bedoya (no lugar de Davis), o gol de Neuer não era ameaçado. No final do jogo, os Estados Unidos também deixaram de arriscar. O resultado da outra partida garantia a passagem para as oitavas de final.

Às 17h, a Coreia do Sul enfrentará a Bélgica na Arena Corinthians, em São Paulo, e a Argélia jogará contra a Rússia na Arena da Baixada, em Curitiba. A Bélgica, com duas vitórias, já está classificada, mas as outras três seleções ainda têm chances.
 

* Colaborou Luiz Claudio Ferreira, do Portal EBC

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)