Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Prefeitura do Rio entrega Arena Carioca 1, no Parque Olímpico


Prefeitura do Rio entrega Arena Carioca 1, no Parque Olímpico - Gente de Opinião
Rio de Janeiro - Crianças e adolescentes da escolinha Basquete na Cruzada interagem com
12 jogadoras de basquete convocadas para o evento-teste no Parque Olímpico da Barra (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Da Agência Brasil

A Arena Carioca 1, no Parque Olímpico Rio 2016, foi entregue hoje (12) pela prefeitura do Rio ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Localizada na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, a arena será palco das disputas de basquete nos Jogos Olímpicos e de basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos.

Na próxima sexta-feira (15), a arena receberá seu primeiro evento-teste, o Torneio Internacional Feminino de Basquete, que reunirá até domingo (17) as seleções do Brasil, Austrália, Venezuela e Argentina.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a economia de verba pública na construção do estádio. “Setenta por cento do custo veio de dinheiro privado”, disse. A obra é fruto de parceria público-privada entre a prefeitura e uma construtora.

Prefeitura do Rio entrega Arena Carioca 1, no Parque Olímpico - Gente de Opinião

Governador Confúcio, o Ginásio Fidoca
continua abandonado... Alô ! !


Com 33 metros de altura e área construída de 38 mil metros quadrados, a Arena Carioca 1 tem capacidade para receber 16 mil espectadores. A previsão do Comitê Organizador dos Jogos é lotar o espaço durante as disputas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A ex-atleta olímpica de basquete Hortência elogiou a qualidade da arena e disse que teria sido muito bom jogar na quadra do local quando ainda estava na ativa. “Essa quadra joga por você. Imagina em 1996 eu jogando aqui? Nós íamos ganhar. Essa quadra inspira, imagina a torcida aqui gritando em apoio. A torcida tem uma importância muito grande no emocional do atleta.”

A quadra da Arena Carioca 1 tem 608 metros quadrados e foi construída com dois tipos de madeira maciça, um para a área de jogo e outro para o entorno. Para garantir a melhor performance dos atletas, há um sistema de apoio flexível, composto por amortecedores de borracha. 

O projeto de acessibilidade inclui rampas de acesso direto da Via Olímpica. Os banheiros coletivos são adaptados para pessoas de baixa estatura e com pouca mobilidade. Também há banheiros e vestiários exclusivos para pessoas com deficiência, com botões de segurança e sinais sonoros e visuais. Nas arquibancadas, há assentos acessíveis e as escadas têm piso antiderrapante e faixas de contraste visual.

A atleta da seleção brasileira de basquete em cadeiras de rodas, Lia Soares, que já disputou as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012, destacou que o diferencial deste Jogos Olímpicos será a presença da torcida a seu favor. “O público vai estar torcendo pela gente. Jogar com torcida é muito bom, a gente se sente mais confiante."

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho

Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), participou ativamente da etapa que abriu o circuito estadual de cic

Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho

Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho

O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está c

Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos

Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos

Estão abertas as inscrições para as atividades físicas gratuitas para idosos, com idades a partir dos 60 anos. O projeto Viva Mais é desenvolvido pe

Servidores e servidoras do TJRO são destaques no esporte em competições regionais, nacionais e internacionais

Servidores e servidoras do TJRO são destaques no esporte em competições regionais, nacionais e internacionais

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem servidores(as) de diversas áreas com atuação destacada em competições estaduais, nacionais e até inte

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)