Quarta-feira, 4 de outubro de 2023 - 17h13
E se numa
manhã de domingo qualquer você vir um grupo de mulheres de preto praticando
exercícios num ponto turístico de Porto Velho, é o Projeto Vem Pra Rua, uma
ação gratuita incentivando mulheres a saírem do sedentarismo, buscando a melhor
saúde física e mental.
E neste
domingo (8) o Vem Pra Rua será no Espaço Alternativo, com programação especial
a partir das 7 horas em alusão ao Outubro Rosa, mês de campanhas de alerta
sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E especificamente no Outubro Rosa, o convite
é para todas as meninas vestirem rosa, a exemplo do último ano.
O Vem Pra Rua foi idealizado há cerca de um ano e meio pelas professoras de educação física, Bruna Pacheco e Lene Ferreira. O objetivo do projeto é incentivar mulheres à prática esportiva capital rondoniense. Sempre vestindo preto, dezenas de mulheres se reúnem uma vez por mês, para cerca de duas horas de atividades físicas ao ar livre. “E o Vem Pra Rua não tem local definido. Ocorre num ponto turístico da cidade, a exemplo do Skate Parque, do Espaço Alternativo, do Parque Circuito entre outros locais”, acrescentou Bruna Pacheco.
Lene explica que as atividades incluem alongamento, aquecimento, treino funcional, aeróbico e algumas vezes corrida e dança. A professora destaca que o foco do projeto é o atendimento às mulheres. Disse que qualquer mulher pode participar. É só se juntar ao grupo, não importa o peso, idade, ou se é praticante assídua de atividade física. “A nossa meta é incentivar mulheres a se exercitarem para terem uma vida mais saudável”, atentou a profissional.
Para Lene, o mais gratificante de tudo são os feedback das participantes. A profissional disse que recebe diversas mensagens de integrantes do Vem Pra Rua, relatando a volta da autoestima. “Esses retornos são gratificantes e nos indicam que estamos no estamos no caminho certo”, atentou Lenne ao afirmar que o número de participantes do Vem Pra Rua aumenta a cada domingo.
Bruna Pacheco fala sobre a importância de prática esportiva. Ressalta que não é da área médica, mas cita inúmeros estudos mostram que a atividade física ajuda a combater a depressão, uma das doenças mais incapacitante do mundo. “Os estudos apontam que durante realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência sobre o humor e emoções”, observou Bruna.
A professora cita ainda, que exercícios ao ar livre, por exemplo, são benéficos, pois há maior sensação de aumento de energia e motivação, juntamente com diminuição da tensão, raiva e confusão mental. “A nossa intenção é proporcionar além do desenvolvimento e incentivo à prática de atividade física, também um momento de acolhimento e interação entre as mulheres que passam a se conhecerem e compartilham experiências umas com as outras.
Dificuldades
Lenne Ferreira relata que apesar da boa vontade das participantes, há ainda dificuldades para a realização do Projeto. Disse que elas não têm caixa de som e nem microfone com capacidade para atender tantas pessoas num evento. “Mesmo diante dos contratempos nunca desistimos”, comemora.
Sorteios
E mesmo sem recursos, Bruna e Lenne em alguns eventos conseguem patrocinadores para sortear brindes entre as participantes. Bruna afirma que o sorteio de brindes é um incentivo a mais.
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen
Voleibol rondoniense conquista vitórias e encerra o ano de 2024 com grandes resultado
A Federação Rondoniense de Voleibol vive um momento triunfante após quatro conquistas expressivas em diferentes competições: na Superliga C e no Cam