Uma multidão compareceu à Praça Madeira Mamoré, na noite desta quarta-feira (22), para prestigiar a festa de encerramento do tour da Tocha Olímpica em Porto Velho. Durante o evento organizado pela prefeitura houve apresentações de artes marciais, zumba, ginástica, atividades de lazer, concurso de desenho e shows com as bandas regionais Beto César e Versalle, além de atração musical do Rio de Janeiro.
Às 19h20min, conforme horário estabelecido pelos organizadores, sob fortes aplausos, Caroline Stefany, funcionária do Ministério Público Estadual (MPE), selecionada para trabalhar como voluntária durante os Jogos Olímpicos 2016, chegou ao palco com a tocha e acendeu a pira. “É uma emoção muito grande, uma honra poder representar esta cidade e os voluntários. Vamos trabalhar de graça nas Olimpíadas apenas pelo prazer de participar desse grande momento”, destacou.
O paratleta e cadeirante Rogério Lima, que também foi um dos condutores do símbolo olímpico na capital de Rondônia, falou da importância do momento. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse feito histórico, pois as Olimpíadas promovem a união entre os povos. É hora do mundo se unir e ser uma nação só”, disse após dedicar sua participação no evento à família.
“É uma alegria muito grande, estou muito emocionada em poder dizer que Porto Velho é uma terra abençoada. Que os nossos jovens continuem amando esta terra”, enfatizou a professora Úrsula Moloney. Em seguida, ela agradeceu ao prefeito Mauro Nazif, ao secretário municipal de esportes e lazer, Rafael Claros e a toda equipe da prefeitura que participou da organização da festa.
Estiveram no palco prestigiando o encerramento do tour da tocha em Porto Velho a principal responsável pelo evento e coordenadora municipal de turismo, Camila Canova; a presidente da Funcultural, Gelca Maria de Oliveira; o secretário da Sempedec, Vicente Bessa e o secretário adjunto da Sema, Tiago Gazone, dentre outros.
Os representantes da gestão municipal não falaram ao público, mas nos bastidores disseram que estavam com a sensação do dever cumprido e que foi um enorme privilégio trabalhar na organização de um evento dessa magnitude. Após a saída da Tocha Olímpica o show ficou por conta da Banda Versalle.
Percurso
A chama olímpica percorreu 37 quilômetros em Porto Velho. Passou pela comunidade ribeirinha de São Sebastião, na margem esquerda do Rio Madeira, Praça das Três Caixas d’Água, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Parque da Cidade, de onde seguir para a Praça Madeira Mamoré.
Premiação
Antes da chegada da tocha aconteceu a premiação dos alunos que participaram do concurso de desenho intitulado “Jogos Olímpicos no Brasil: vivenciando as Olimpíadas em Porto Velho”, realizado pela secretaria Municipal de Educação (Semed) entre os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais Joaquim Vicente Rondon, Padre Chiquinho, Darcyr Ribeiro e Francisco Erse (Escola Padrão).
Receberam troféus os alunos Ana Luiza Brito Bezerra, 2º ano, da Escola Padre Chiquinho Eduardo Matos Gama Ferreira, 5º ano, Escola Darcyr Ribeiro Maria Eduarda Michalski, também do 5º ano, Escola Joaquim Vicente Rondon Milena dos Santos Bezerra, 4º ano, Escola Francisco Erse Natali Vitória Moreira Chaves, 3º ano, Escola Padre Chiquinho Pedro Leonardo Vieira Galdino, 1º ano, Escola Darcyr Ribeiro.
“Esse concurso serviu para mostrar aos alunos a importância do momento em que o Brasil e a nossa cidade está vivenciando com a realização das Olimpíadas. Isso também desperta as crianças para as práticas esportivas”, comentou a secretária municipal de educação, Francisca das Chagas Holanda (Chagunha) depois de posar para fotos com os vencedores do concurso e parabenizar cada um deles.
Por Augusto José
Fotos: Roseval Guzo
Comdecom Prefeitura de Porto Velho
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)