Segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 14h51
A tradicional competição entre cidades do mundo inteiro começa a ser preparada para este ano. Representantes das cidades inscritas se reúnem no dia 02 de maio no Sesc São Paulo para o sorteio das cidades que vão competir entre si. A primeira dama, Lucilene Peixoto deverá participar do sorteio do 17º Dia do Desafio que este ano será realizado no dia 25 de maio, tradicionalmente na última quarta feira do mês de maio, através de ações comunitárias, com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
Segundo os resultados apresentados pelos organizadores, no ano passado foram registrados 59 milhões de participantes em 20 países, com 3.505 cidades competindo. Em 2010, Rondônia teve 30 municípios participando do evento. “É importante ressaltar que um dos princípios desta ação é a confiança, porque os registros dos números de participantes e atividades executadas são feitos por telefone, então não há como verificar se as atividades estão sendo feitas realmente e as pessoas que participam, realizam a atividade dentro da sua rotina, quer seja no seu trabalho, nas suas atividades em casa, no seu bairro, na sua comunidade, isso torna o evento verdadeiro e o que é melhor alcança o objetivo que é despertar nas pessoas o gosto pela atividade física” enfatiza a primeira dama.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e o convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários locais.
Vencendo o sedentarismo e exercendo a solidariedade
Porto Velho venceu o Dia do Desafio pela primeira vez, em 2005, quando concorreu com a cidade de Santiago de Surco/Peru, mobilizando 106.302. Em 2006 concorreu com a cidade de Camaguey/Cuba mobilizando 155.691 pessoas, em 2007 concorreu com a cidade boliviana Cochabamba mobilizando 108.523 pessoas, em 2008 concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli, vencendo com a mobilização de 170.000 pessoas. Em 2009, Porto Velho venceu pelo quarto ano o Dia do Desafio competindo com a cidade de Santa Marta/Colômbia, com 141 mil registros de participantes. Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva/Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas.
No dia do desafio concorrem cidades do mesmo porte e vence quem conseguir mobilizar o maior número de participantes. Para a organizadora do evento em Porto Velho, Lucilene Peixoto, além do título, a cidade e os cidadãos se tornam exemplos de integração comunitária, solidariedade e criatividade coletiva. “Mais que uma disputa, o Dia do Desafio é uma campanha para que todos compreendam a necessidade desse envolvimento social, e a importância de fazer da atividade física um hábito consciente para os outros dias do ano” lembrou a primeira dama, que é professora de educação física.
Calendário Oficial
Desde o ano passado, o Dia do Desafio faz parte do calendário oficial de Rondônia, através da Lei 2296/2010, aprovada pela Assembléia Legislativa à exemplo de outras cidades como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que também contam com o evento no calendário oficial. A Lei tem o objetivo de fazer com que as prefeituras incentivem a população a praticar atividades esportivas de maneira regular.
O desafio é mobilizar o maior número de participantes por pelo menos 15 minutos, em qualquer atividade esportiva, de lazer ou comunitária. As atividades são realizadas dentro do município em praças, ruas, escolas, universidades, quartéis, clube, associações, empresas públicas e privadas e pode participar qualquer pessoa, sem limite de idade. As atividades podem ser praticar esportes, caminhar, escalar, pedalar, dançar, pular corda, nadar, pintar, jogar (bola ao alvo, bola ao cone, xadrez, dominó, dama, baralho, ping pong, pebolim, basquetebol, voleibol, futebol de travinha, futebol, peteca, boliche, fazer alongamentos leves, plantio de árvores, doação de sangue, coleta de alimentos e agasalhos, visita a asilos e hospitais, limpeza de logradouros público e outros.
História
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
Fonte: Nara Vargas
Foto: Quintela e Frank Néry
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen