Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Recife tem plano de mobilidade para impedir caos na Copa


 
Carmen del Pino - Repórter da Universitária FM*

As cenas de caos registradas na estação do metrô do Recife nas chegadas e saídas da Copa das Confederações, no ano passado, quando milhares de torcedores disputaram espaço nos vagões, não vão se repetir na Copa do Mundo. A informação é do secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, Sílvio Bompastor. Ele aposta em um plano de mobilidade que reduziu a criculação do metrô nos cinco dias de jogos na Arena Pernambuco.

“No ano passado, nós transportamos aproximadamente 60% das pessoas pelo metrô. Desta vez, estamos propondo que o metrô transporte apenas 30% porque implantamos outros modais possíveis, como o BRT, um ônibus de transporte rápido, com corredores exclusivos.”

Apesar do otimismo do secretário, as obras do BRT estão incompletas. Apenas duas das 16 estações prometidas ficaram prontas até o momento. Ao todo, 200 mil pessoas são esperadas para os cinco dias de jogos na Arena Pernambuco – 59% delas serão estrangeiros que devem optar pelo transporte coletivo. Quem quiser ir de carro vai ter de escolher um dos três estacionamentos periféricos, com preços médios de R$ 40.

Esse esquema especial de mobilidade foi necessário porque, ao contrário de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os estádios localizam-se em áreas centrais, no Recife, a Arena Pernambuco fica no município de São Lourenço da Mata, há 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

As tão faladas manifestações dos grupos anticopa são esperadas para o centro do Recife. O secretário diz que o sistema de segurança montado na cidade está preparado para evitar abusos. “Estamos realmente preparados, com 100% de certeza de que vai haver protestos, e vamos monitorá-los muito bem para que possam ser identificados e presos aqueles que estiverem ameaçando o patrimônio público e privado.”

Com reforço das tropas da Força Nacional, Recife será policiado por 5 mil policiais militares e mais de mil policiais civis. Eles vão patrulhar vários pontos montados na Arena Pernambuco e próximos a hotéis e praias da capital e região metropolitana.

*emissora da Rede Pública de Rádio

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)