Domingo, 13 de julho de 2014 - 00h08
O Rio de Janeiro se prepara para receber a final da Copa do Mundo de 2014 entre Alemanha x Argentina, às 16h deste domingo (13.07), no Maracanã. Para que a chegada dos torcedores ao estádio e à Fan Fest em Copacabana seja tranquila, um esquema especial de mobilidade urbana começou a ser montado na véspera da decisão. Para garantir a segurança da população e dos turistas, cerca de 26 mil profissionais dos órgãos públicos e das Forças Armadas estarão nas ruas da cidade.
A expectativa inicial da prefeitura da capital fluminense era a de que 70 mil turistas argentinos estivessem no Rio de Janeiro para a decisão da Copa do Mundo. Como muitos deles vieram em automóveis, o município disponibilizou a Praça da Apoteose para o estacionamento de veículos e motorhomes, além do Terreirão do Samba, que já estava sendo usado pelos visitantes, mas teve a capacidade de 140 veículos esgotada.
A Secretaria Estadual de Turismo informou que a rede hoteleira na região turística da cidade estava 100% ocupada a partir de quinta-feira (10.07). Em outras regiões, a taxa chegava a 90%. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, cerca de 540 mil pessoas passarão pelo Rio de Janeiro até a final do torneio.
A expectativa de público da FIFA para a partida é entre 74.300 e 74.738 torcedores no Maracanã. Deste total, 4.066 entradas foram adquiridas por residentes na Alemanha, 4.461 por espectadores que vivem na Argentina e outros 12.984 bilhetes foram comprados por pessoas que moram no Brasil.
A final da Copa do Mundo de 2014 deve marcar a quebra do recorde de fluxo de aviões no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. No domingo, o Galeão terá de 600 a 900 movimentos aéreos (soma de pousos e decolagens), cerca do dobro da sua média, que fica entre 400 e 450 movimentos diários. A final da Copa de 2010, na África do Sul, registrou 807 movimentos no aeroporto de Johanesburgo.
Como em todos os jogos, a recomendação é o uso prioritário do transporte público. Torcedores com ingresso que se deslocarem da zona norte e zona sul podem usar as linhas 1 e 2 do metrô sem precisar pagar passagem. A transferência entre as duas linhas pode ser feita em todas as estações no trecho compartilhado entre Central e Botafogo.
Para facilitar o deslocamento até o estádio, os torcedores deverão priorizar a estação de acordo com o seu portão de entrada – há letreiros com informações dentro do próprio sistema do metrô. Todas as estações ficam em um raio de dez minutos de caminhada do estádio e o trajeto será sinalizado com placas instaladas pela prefeitura.
Quem tem ingressos para os portões A (bilhetes com a cor azul), B e C (amarelo) deve desembarcar na estação Maracanã – onde há uma integração com os trens metropolitanos. A estação São Cristóvão é prioritária para quem terá de entrar pelos portões E e F (verde). O público que acessará o estádio pelo portão D (vermelho) deve utilizar a estação São Francisco Xavier.
No modal, há funcionários voluntários, fluentes em idiomas, que estão à disposição nas estações de maior movimento para orientar o público.
Os torcedores que saírem do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ou da zona oeste poderão utilizar o BRT Transcarioca para se deslocarem até o Maracanã. Haverá ônibus expressos saindo do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, do Fundão e do aeroporto. Os passageiros devem desembarcar na estação Vicente de Carvalho e fazer a integração com a linha 2 do metrô no mesmo local.
Quem chegar no Aeroporto Santos Dumont no dia da partida também pode pegar um ônibus gratuito até a estação Cinelândia, no centro, e seguir de metrô até a arena.
Motoristas de veículos fretados que desejarem circular pelo Rio de Janeiro devem estar atentos às regras decretadas no Diário Oficial. Um bolsão de estacionamento foi montado na Ilha do Fundão para ônibus e vans. Os passageiros deverão desembarcar no local e utilizar o transporte público da cidade.
O fechamento das vias do entorno do Maracanã teve início às 23h deste sábado. A proibição de estacionamento na região começou ainda antes, às 17h. Em Copacabana, devido à transmissão dos jogos na Fan Fest durante o fim de semana, a Avenida Atlântica ficará interditada durante todo o domingo para área de lazer.
A prefeitura recomenda que os motoristas evitem trafegar de carro na região da grande Tijuca e na Radial Oeste/ São Francisco Xavier. No perímetro de 800 metros ao redor do estádio somente torcedores com ingressos poderão circular. Haverá inclusive restrição do desembarque de pessoas na estação Maracanã do metrô e dos trens.
Toda a operação para a final da Copa contará com 1.650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento, em caso de necessidade.
Setenta painéis de mensagens variáveis, fixos e móveis, informam sobre alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego. Além disso, 40 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.
Serão 25.787 agentes dos órgãos de segurança pública e das Forças Armadas nas ruas do Rio de Janeiro para garantir que não haja nenhum problema na cidade no dia em que Alemanha e Argentina decidem o campeão mundial de futebol. Esta será a maior operação de segurança da história da cidade.
Deste total, 14.984 são policiais militares. Eles realizarão o bloqueio das vias do entorno do estádio. As forças de Defesa serão o segundo maior contingente empregado na operação com cerca de 9.300 agentes. O efetivo se justifica pela necessidade de garantir a segurança dos chefes de estado que estarão presentes na final.
Desde antes da Copa do Mundo as forças de segurança brasileiras trabalham em conjunto com a polícia argentina para identificar torcedores impedidos de frequentar eventos esportivos naquele país. A Argentina repassou uma lista com cerca de 1.500 nomes e 266 estrangeiros foram impedidos de entrar no Brasil. Outros foram presos e deportados imediatamente em território nacional.
Haverá reforço de segurança não apenas no palco da partida como em locais de grande movimentação de torcedores, como na Fan Fest, no bairro boêmio da Lapa, no Palácio Guanabara (onde todos os chefes de estado que estarão no Rio de Janeiro para a final vão se reunir antes do jogo), no Terreirão do Samba e no Sambódromo e até em Búzios, cidade da região dos Lagos com grande concentração de cidadãos da Argentina.
Números do esquema de segurança
- 9.300 agentes das Forças de Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica)
- 1.000 agentes da Polícia Federal
- 800 agentes da Polícia Rodoviária Federal
- 800 agentes da Força Nacional
- 14.984 policiais militares
- 505 policiais civis
- 1.750 bombeiros
- 1.032 guardas municipais
- 600 fiscais de trânsito
- 1.600 stewards (dentro do estádio)
Devido aos jogos que ocorrerão no final de semana, será montada a área de lazer na Avenida Atlântica a partir das 7h, no domingo. A pista junto a orla será bloqueada e a junto às edificações ficará sentido Leme.
No domingo, a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo começará às 14h20. Portanto, a pista junto às edificações será bloqueada às 14h no trecho entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Avenida Princesa Isabel. Todo o tráfego será desviado para Rua Figueiredo de Magalhães e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Essa interdição ficará mantida até às 22h.
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen