Terça-feira, 3 de dezembro de 2013 - 20h18
A delegação de Rondônia fez bonito nas Paralimpíadas Escolares de 2013 e voltou para casa com 24 medalhas, sendo nove de ouro. De acordo com o treinador, professor Silvio Corsino, a equipe, que contou com 15 alunos, mostrou um desempenho excelente nas provas e superou adversários de outros Estados com grandes chances de vitória.
Silvio comentou que o número de medalhas conquistadas pelos alunos-atletas nesta edição das Paralimpíadas Escolares, que foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro em São Paulo, superou a quantidade obtida em 2012, quando a delegação conseguiu 18 medalhas. Entre os destaques do grupo rondoniense na competição está o atleta Mateus Evangelista, que conquistou três ouros pelo atletismo e foi eleito o melhor atleta da competição pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Para o jovem, a competição foi um momento onde pôde superar as próprias marcas atuais. “Foi muito bom e gratificante. Todo trabalho feito no ano compensou com os resultados das Paralimpíadas”, considera. Além das medalhas de ouro, Mateus foi eleito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como o melhor atleta masculino da competição. “Ano que vem, por conta da idade, já não poderei competir mais, então ser considerado o melhor atleta foi como um presente de desfecho para mim”, declara.
Corsino diz a equipe representou muito bem o Estado e garante que os jovens ficaram muito contentes com os resultados finais das provas. “Treinamos bastante durante o ano e acredito que fizemos bonito nos jogos. A motivação fez com que eles levassem as medalhas que ganharam. É desse jeito que a gente mostra a força dos atletas paraolímpicos de Rondônia”, declara o treinador, que elogiou toda a equipe técnica e o auxílio do Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Educação.
O professor afirma que os alunos já estão se preparando para a edição de 2014 das Paralimpíadas Escolares. “Eles estão descansando para começar um novo ciclo de treinos e ficarem bem preparados para as novas competições”, conclui.
Participaram das Paralimpíadas os seguintes alunos-atletas: Alex Douglas Moraes, do Centro de Ensino de Jovens e Adultos Padre Moreti, Elaine Dantas Ferreira, da Apae de Alta Floresta do Oeste; Fernando de Matos e Silva, Escola Estadual Carmela Dutra; Gabriel Castelo Branco, Escola Estadual Osvaldo Piana; Guilherme de Souza, Colégio Tiradentes; Guilherme Sussuarana Terra, Sesi-Escola; Ketyla Paula Pereira Teodoro, Escola Estadual Marechal Castelo Branco; Ludmila Naielly Meireles da Costa, Escola Roberto Pires; Luis Carlos Oliveira Félix, Escola Flora Calheiros; Luiz Henrique Azevedo Rocha, Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon; Marcos Mateus Gonzaga Chaves, Escola Estadual Carmela Dutra; Mateus Evangelista Cardoso, Escola Jesus Bulamarqui; Rafaela Tainá Machado, Escola Estadual Murilo Braga; Renata Maleski Marcolin, Sesi-Escola; e Suelen Condori Hervas, da Escola Estadual Luiz Soares de Cássia.
Fonte: Halex Frederic / Seduc
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen