Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 14h09
O mestre em arquitetura e urbanismo e doutor em economia, Augusto Boccara, também conhecido como um dos grandes nomes na arquitetura mundial, com trabalhos desenvolvidos em Dubai, nos Emirados Árabes, visitou a SECEL – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer para apresentar em reunião uma proposta inovadora para estruturação da capital.
Além do Secretário da SECEL Francisco Leilson “Chicão”, estiveram presentes o Secretário Municipal de Esportes, Klebson Lavour, a gerente e o técnico de esportes da SECEL respectivos Rose Rivero e Ilmar Esteves, a técnica de cultura Suely Rodrigues, o representante da SETUR Leonardo Pacheco e os empresários Oscar Silveira e Fidélis Garbin.
Augusto Boccara apresentou a proposta feita por um grupo de empresário de Cingapura, da Temaseck, que destinou R$ 2 bilhões de reais para ampliar a estrutura de Rondônia e projetá-la no cenário Mundial “Sugerimos a construção de vários empreendimentos, visando principalmente as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil” informou o arquiteto que destaca ainda que e intenção é fazer algo permanente deixando um legado útil a população focando o turismo, cultura, esporte e lazer.
De acordo com Boccara, já existe o projeto de um estádio coberto para a capital e esse já foi aprovado pela FIFA, mas para que a vinda desses eventos seja possível, é preciso estruturar melhor a cidade com grandes hotéis, melhorias nas ruas, saúde e segurança. Chicão lembrou que “Esse projeto busca exatamente os fatores que são prioridade no Governo Confúcio, melhorias para saúde, educação e segurança” concluiu o secretário.
O arquiteto que construiu o Hotel Vila Rica na capital, explica que a idéia de trabalhar por Rondônia surgiu em uma visita que fez recentemente ao Estado “Sempre gostei desse lugar, e com essa última visita meus horizontes de expandiram, fiz um projeto e mostrei aos empresários da Temaseck que logo acreditaram no potencial dessa região e decidiram investir” afirmou o arquiteto que por exigência dos investidores precisa concluir as construções antes da Copa de 2014.
Segundo Boccara a idéia é construir um Centro de Eventos com estádio coberto, praças e toda uma estrutura que possa deixar o Estado pronto para receber grandes acontecimentos, que quando são realizados no Brasil contemplam somente os grandes centros. “Este lugar é rico em possibilidades, além da fauna e flora especialmente encantadoras, Rondônia é um Estado de fronteiras e isso é maravilhoso. Precisamos firmar parcerias com os governos e com os empresários locais para tirar o projeto do papel” ressaltou.
O Secretario da SECEL ficou entusiasmado com a proposta “Agora é preciso acionar os empresários para estudar o projeto mais a fundo, definir estratégias e organizar uma comissão para desenvolvimento do projeto” explicou Chicão.
Fonte: Emillia / Secel
Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse
Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a
Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia
Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano
Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque
Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV
No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R