Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Rugby de Porto Velho busca parceria do Município


Rugby de Porto Velho busca parceria do Município - Gente de Opinião

O Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu a visita de um dos fundadores da equipe de Rugby de Porto Velho, Timóteo Cabral, que fez uma breve explanação sobre trabalho que está sendo realizado em Porto Velho. Também participaram do encontro a secretária municipal de Esportes e Lazer, Rose Rivero e o diretor do Departamento de Esporte e Lazer da Semes, Augusto Celso. Cabral, disse que a equipe -que iniciou em janeiro de 2011, através dele e de Paulo Charlão, ambos engenheiros, que jogavam pela equipe do Spac São Paulo e Curitiba- conta hoje com 100 associados entre adolescentes e jovens de ambos o sexos. “Diferente do que algumas pessoas acham, o rugby não é um esporte violento. É sim um esporte completo. Quem pratica passa a ter bom condicionamento físico, pois tem de tudo.  Este esporte possibilita educar, dar valores e formar jovens saudáveis, com mentalidade esportiva”, disse Cabral.

O jovem mostrou ao prefeito várias fotos e premiações que a equipe obteve dos campeonatos que participou e falou das oportunidades que este esporte proporciona. “É um esporte que pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, possibilitando inclusive uma mudança positiva de atitude nos alunos com problemas de conduta escolar. E ainda prefeito, o Rugby dá oportunidade para indivíduos de todos os tamanhos praticarem o esporte em todos os níveis”, completou.
   
A equipe de Porto Velho acumula os títulos: de bi vice-campeão do Norte (na categoria adulto masculino); campeão do norte (na categoria juvenil masculino) e campeão do norte ( na categoria juvenil feminino). “ Almejamos ficar com a primeira colocação em todas as categorias deste ano e tentar uma vaga na Copa do Brasil. Por isso, estamos treinando pelo menos três vezes na semana (terça, quinta e sábado)”, enfatizou o jogador. Ele frisou também que a parceria do Município seria essencial para que este esporte crescesse ainda mais e contemplasse uma boa parcela dos jovens que não tem acesso a este esporte. “ A prefeitura investindo poderemos não só ampliar a prática deste esporte, mas descobrir novos talentos”, disse Tim.
   
A secretária municipal de Esportes, Rose Rivero, parabenizou à equipe de Porto Velho pelo empenho em concretizar o Rugby na capital e se mostrou  muito interessada numa futura parceria para, assim como pretende fazer com as escolinhas de futebol de base,  também inserir mais este esporte. “O que traz mais bem estar e trabalha a emoção e a disciplina de nossas crianças e jovens, vale a pena investir, pois estamos colaborando para uma melhor formação deles”, disse ela.
   
Depois da apresentação da equipe, o prefeito pediu que a secretária da Semes fizesse todo um levantamento das possiblidades de atendimento do município. “O que é bom para nossas crianças e jovens, é bom para o nosso município. Apoiamos todas as iniciativas que tragam mais qualidade de vida para nossa população. Só precisamos saber de que forma podemos ajudar e que esse auxílio esteja respaldado legalmente”, disse o prefeito.
   
Olimpíadas

O Rugby é o esporte que mais cresce hoje no Brasil, o segundo mais jogado no mundo, e é uma das modalidades que terá estreia nas olimpíadas de 2016, no Rio. Mas o Rugby já esteve nas Olimpíadas na modalidade de 15 jogadores, até 1924. Agora, a modalidade que estará valendo será a Seven que é mais dinâmica e conta com sete jogadores de cada lado. A modalidade Seven é justamente a que o Brasil possui mais potencial e melhores resultados.
   
O principal estádio que receberá os jogos de Rugby será o São Januário, do Vasco da Gama.  Ao todo, 12 equipes masculinas e 12 equipes femininas estarão brigando pelo ouro olímpico em apenas 2 dias de evento. O principal campeonato de Rugby hoje, a Rugby World Cup, é terceiro maior evento esportivo do mundo. É superado apenas pela Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.

O jogo

O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H” nas extremidades. Cada jogo tem dois tempos de sete minutos. O objetivo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário, mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola. No rugby todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe.
   
É claro que este é um esporte onde há contato físico. Porém, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola, ou seja, é possível saber exatamente quando você irá parar no chão! Nem todos os jogadores de rugby são altos e fortes. Cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Portal do Rugby

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul

Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024

Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Atletas de Kung Fu de Pimenta Bueno conquistam medalhas de ouro e de prata em competição internacional

Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)