Quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 17h14
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) divulgou nesta terça-feira (5) um balanço das atividades da Secretaria em 2009. De acordo com o secretário da Secel, Jucélis Freitas, foram investidos mais de R$ 15 milhões na área, somente no ano passado. “O nosso ano foi extremamente positivo. Avançamos com vários projetos que estavam pendentes”.
No esporte, toda a programação prevista no orçamento e no Plano Plurianual do órgão foi realizada, com atenção especial para as categorias de base e no futebol feminino. “Demos toda a assistência aos estádios e equipes que participaram dos Campeonatos Noturnos de Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, do Interbairros e da Copa Genus - TV Rondônia. Também houve a distribuição de equipamentos esportivos, como jogos de camisas e bolas para as categorias iniciantes, adultas e máster. Mais do que isso, ainda teve o acréscimo de mais um campeonato de Futebol de Salão no calendário oficial da Secel”, apontou Jucélis Freitas.
Mas, a preocupação com o esporte não ficou restrita apenas aos jogos com os pés e bolas, como também o apoio a outras modalidades, como natação, judô e tae won do. De acordo com o secretário, mais de 30 atletas receberam passagens aéreas e terrestres para o deslocamento para campeonatos nacionais e internacionais. “O critério para receber esta ajuda é estar bem posicionado no ranking da modalidade. Dentro das nossas possibilidades, auxiliamos vários esportistas a levarem o nome de Rondônia para diversas competições”.
Lazer
No lazer aconteceu a realização de diversas reformas nos Centros Desportivos e de Lazer, os Cedels, além da contratação de funcionários para manutenção dos espaços e apoio às escolinhas de futebol dos bairros JK, Ulisses Guimarães e Cohab Floresta. “É primordial que apoiemos este tipo de ação para tirar as crianças, adolescentes e jovens das ruas. O apoio foi, principalmente, com materiais esportivos, como redes, jogos de camisas e bolas”, disse o titular da Secel.
Cultura
Na área da cultura, Jucélis Freitas destaca o apoio maciço do Governo do Estado para a realização de eventos tradicionais. “Diversas vezes, o governador Ivo Cassol liberou recursos extra-orçamentários para o acontecimento de diversas atividades. Também houve o reforço das emendas parlamentares, seja de deputados estaduais, federais ou senadores”.
De acordo com o secretário, um dos principais acontecimentos em Rondônia foi a aprovação de 30 pontos de cultura, que é uma realização do Governo Federal com a contrapartida do Governo do Estado. Cada grupo ou instituição escolhida por uma comissão do Ministério da Cultura vai receber 60 mil reais em 2010 para a manutenção e ampliação dos espaços voltados à apresentação e produção cultural local.
Outro ponto destacado pelo secretário foi o fortalecimento dos eventos que movimentam a população rondoniense, como o Arraial Flor do Maracujá e o Duelo da Fronteira, entre os bois Malhadinho e Flor do Campo. “No Flor do Maracujá, tivemos um público recorde, com mais de 300 mil pessoas visitando o espaço na Avenida Farqhuar durante os 10 dias de festa. Já no Duelo da Fronteira, além do aumento do público visitante, ainda houve a inauguração da primeira parte do bumbódromo de Guajará-Mirim. Na festa deste ano, esperamos contar com a estrutura total”, afirma Freitas.
Uma outra novidade que aconteceu durante 2009 foram as conferências muncipais e estadual de Cultura, em que foram criadas propostas para melhorar o setor e serem apresentadas na Conferência Nacional que vai acontecer em Brasília, no mês de março desta ano. Além disso, os artistas receberam total apoio do Governo de Rondônia, com a realização de diversas exposições de artes visuais e plásticas na Galeria Afonso Ligório da Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Também houve a participação na Feira dos Estados, que aconteceu no mês de novembro, em Brasília, onde os participantes fizeram diversos elogios e destacaram a cultura e o turismo de Rondônia. “Para mim, foi uma excelente participação. Acredito que nossa ida até a Capital Federal tenha rendido bons frutos”, disse o secretário.
Reveillon da Paz
Para coroar o ano que passou, houve a organização, pela primeira vez, em Porto Velho, o Show da Virada: Reveillon da Paz, que contou com mais de 30 mil pessoas que assistiram a um show pirotécnico de 15 minutos, bandas locais e a presença da atração nacional Dejavú do Brasil. “A festa que fizemos pela primeira vez na capital do Estado é para encerrar com alegria o bom ano da cultura, esporte e lazer da nossa terra”, apontou Jucélis Freitas.
Perspectivas para 2010
Para 2010, a expectativa do secretário é a manutenção de diversos eventos esportivos, culturais e de lazer, além da realização de novas atividades. Uma delas é a continuação ao apoio total do segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil e o primeiro da região Norte, que é a peça “O Homem de Nazaré”, encenada pelo Grupo Êxodo na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.
Freitas também garantiu que para os próximos meses, também será mantido o apoio para uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval. “Pretendemos consolidar o auxílio às Escolas de Samba de Porto Velho, blocos de rua e as festas de bairros”.
Porém, o momento mais aguardado é a inauguração do Teatro Estadual, onde Porto Velho vai deixar de ser a única capital do Brasil a ter um prédio voltado para espetáculos. No total, a construção terá na sala principal a capacidade de abrigar 850 espectadores. Em um espaço menor, para pequenos espetáculos e oficinas de teatro, caberão 260 pessoas. “Será o maior e o mais moderno teatro da região Norte. E outra novidade é a integração, após a abertura do Teatro Estadual, de Rondônia, ao Circuito Nacional de Salas e Espaços Musicais e Teatrais, realizado pela Funarte, que é ligada ao Ministério da Cultura. Enfim, a nossa terra vai receber grandes espetáculos musicais e teatrais em um lugar digno”, encerra Jucélis Freitas.
Fonte: Decom/Felipe Corona
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
O estudante João Victor Félix Gimenez, da EEEFM Risoleta Neves, em Porto Velho, garantiu na sexta-feira (15), medalha de prata no taekwondo durante