Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008 - 16h38
A Federação de Judô de Rondônia e a Semes promovem a seletiva nacional de judô na capital. O evento esportivo será no Ginásio Cláudio Coutinho, neste final de semana, 23 e 24 de fevereiro. No sábado (23) a partir das 9 às 23 horas e domingo (24), a competição inicia às 8 horas da manhã. Com entrada franca a população.
Desde quinta-feira, os atletas começaram a chegar em Porto Velho para participar das competições. Mais de 250 inscrições já foram feitas. Cerca de 20 estados estão confirmados na seletiva que classifica as equipes que representarão o Brasil no sul-americano, em 13 e 15 de abril no Uruguai.
Nesta sexta-feira (22), às 19 horas, no hotel Rondon Palace, haverá um congresso técnico, onde cada judoca será pesado e informado sobre os horários de combate. As disputas serão na categoria juvenil, de 15 a 16 anos, e júnior, de 17 a 19 anos, masculino e feminino.
O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que prestará socorro aos atletas e dirigentes caso seja necessário.
Segundo Seloir Totti, presidente da federação, esta é primeira vez que acontece na região Norte, uma seletiva nacional de Judô. "Porto Velho foi a capital escolhida para ser o "tatame" de um importante evento esportivo nacional, o que mostra a qualidade e desenvolvimento de infra-estrutura no segmento esportivo na cidade", destacou ele. O diretor técnico nacional da confederação de Judô, João Rocha de Campo Grande (MS) e o diretor de arbitragem José Pereira e presidente da confederação, Paulo Vanderlei Teixeira, ambos do Rio de Janeiro estarão no evento.
Arte marcial
O Judô é uma arte marcial praticada como desporto, fundada pelo japonês Jigoro Kano em 1882. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para também desenvolver técnicas de defesa pessoal. No final do século XIX o Judô foi considerado desporto oficial no Japão, e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos.
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiros imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
Fonte: Ascom
Foto de Arquivo
Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse
Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a
Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia
Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano
Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque
Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV
No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R