Quarta-feira, 24 de julho de 2013 - 11h20
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, na manhã de sábado (20), realizou a 1ª Mostra de Natação 2013. A Mostra faz parte do Projeto Natação para Todos, que é uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino e coordenado pela Professora Dulce Leia. O evento foi realizado no Parque Aquático Municipal Vinicius Dannin, iniciando-se às 8 horas, com ato solene acompanhado pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco. Também estiveram presentes, o secretário municipal da Educação, Marcos Rocha, os professores do Parque, os pais e amigos das crianças participantes do projeto.
De acordo com a professora Dulce Leia, a Mostra de Natação, que foi realizada também em outros anos, tem a finalidade de apresentar o desempenho das crianças que participam do projeto. “As atividades do projeto Natação para Todos têm inicio no calendário letivo e se encerram ao final do ano, com as férias escolares. A importância do projeto é principalmente, pelo fato de que estamos ofertando educação desportiva ao contribuir para que as crianças não fiquem ociosas pelas ruas. Dessa forma, o risco de vulnerabilidade social se reduz enquanto trabalhamos pelo desenvolvimento psicofísico dos participantes, promovendo ações de cidadania por meio do desporto e do lazer”, explicou.
O projeto funciona desde 2009 e colabora com a formação das crianças no sentido de despertar a vocação esportiva por meio da natação. O serviço não enfoca propriamente o sentido de preparação para a competição, mas busca dar inicio à capacitação para a natação como forma de oferta de ensino extracurricular. A iniciativa surgiu como uma proposta de revitalizar a piscina olímpica do Parque, que esteve por um tempo, em situação de quase abandono. Daí surgiu a proposta com o passar do tempo, ela foi se fortalecendo como uma atividade importante entre as possibilidades de ofertas ao alunado da rede municipal de ensino.
Na visão de Dalton Di Franco, o projeto traz grande benefício social e deve ser ainda mais incentivado. “As crianças são educadas para o esporte, ao mesmo tempo em que participam também, de atividades lúdicas. Assim, o lazer se faz acompanhar de um processo de capacitação física e psicológica. É importante que o Município mantenha vivo esse serviço, porque é uma forma de cooperar eficazmente com a qualidade de vida da população e incentivar o surgimento de novos atletas”, destacou o vice-prefeito.
A coordenadora explicou que o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino cuida de ações ligadas à oferta de cultura, lazer e desporto, que são iniciativas de atividades extracurriculares promovidas pela Semed. “Essas ações dão suporte e sustentação por meio de outras práticas, além do conhecimento que é buscado em salas de aula”, enfatizou.
As atividades no Parque Aquático acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, quando os alunos são atendidos em contra turnos em relação às aulas. Os que estudam pela manhã são atendidos no período da tarde, e os que estudam de tarde são atendidos pela manhã. As aulas de natação têm duração de uma hora e meia para cada turma. As terças e as quintas-feiras são reservadas para a manutenção da piscina. O horário de funcionamento do Parque é das 08 às 11h30m, pela manhã, e das 14 às 17 horas, a tarde. No evento do sábado, participaram 200 alunos que estavam em condições de demonstrar suas práticas com as diversas modalidades de nado, no entanto, o projeto reúne 250 alunos ao todo entre iniciantes, intermediários e avançados. A passagem de um estágio para outro depende das condições de progresso que cada aluno adquira com as aulas, não importando a idade nesse processo. O iniciante é aquele que ainda não domina nenhuma modalidade de nado, enquanto o avançado, domina todas as modalidades. A idade para início é a partir dos oito anos, etapa em que a criança já demonstra coordenação motora necessária para frequentar as aulas. Crianças abaixo dessa idade teriam dificuldades com a piscina olímpica, visto não haver outras piscinas no Parque. Os professores são formados em Educação Física, sendo cinco deles servidores dos quadros da Semed e dois estagiários.
“Nossa coordenação iniciou neste ano. Os projetos que temos são para dar continuidade ao desenvolvimento dos trabalhos de iniciação desportiva e recreativa. Ao final do ano, queremos realizar a 2ª Mostra de Natação 2013, quando poderemos apresentar os resultados do trabalho do ano todo. Também queremos ajudar na preparação para os jogos escolares metropolitanos, que devem acontecer no mês de setembro. Esperamos colaborar com o desenvolvimento de nossas crianças por meio dessas atividades e estamos certos de que esse trabalho será sempre lembrado pelos nossos alunos como uma importante etapa de suas vidas”, finalizou a coordenadora.
Fonte: Renato
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara