Sábado, 28 de junho de 2014 - 08h37
Uma megaoperação será realizada em São Paulo para receber a torcida argentina, que virá à cidade para a partida de sua seleção contra a Suíça. O jogo será na terça-feira, às 13h, e vale uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo. São esperados entre 70 mil e 140 mil argentinos na cidade, na maior invasão de integrantes do país vizinho já presenciada pela capital paulista.
“Estamos oferecendo vagas para carros e motorhomes no Sambódromo do Anhembi e no autódromo de Interlagos. Além disso, ainda há vagas em hotéis e hostels, além de locais de camping que a cidade já oferece”, afirma Leonardo Barchini, secretário municipal de Relações Internacionais, que manteve reuniões periódicas com o cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Agustín Arambari, como preparação para a vinda dos torcedores do país à cidade.
A relação de hostels e locais para acampar está disponível no site www.cidadedesaopaulo.com. As vagas no Anhembi e em Interlagos serão distribuídas por ordem de chegada. Ambos os endereços estão a menos de 2 km das redes de trem e metrô da cidade, principal meio de transporte para chegar tanto à Arena Corinthians, em Itaquera (zona leste), como na Fan Fest, no Anhangabaú (centro). “O perímetro de segurança para a Fan Fest será ampliado, como nos dias de jogos do Brasil. O evento também começará mais cedo, às 9h”, contou Barchini.
Assim como os chilenos, que jogaram no Itaquerão na segunda-feira passada, muitos argentinos virão de carro a São Paulo. Para dar conta do aumento da circulação de veículos na cidade, na terça-feira o rodízio será ampliado, com início às 7h e término às 20h, atingindo as placas com final 3 e 4. “Temos informação de que também aumentaram bastante o número de voos fretados”, disse Barchini.
Uma das medidas preventivas adotadas pela prefeitura é sugerir ao torcedor que não tenha ingresso, que não vá ao Itaquerão, que possui bolsões de segurança em dias de jogos, e priorize a Fan Fest. Outro local que causa preocupação ao poder municipal é a Vila Madalena. A prefeitura sugere que os estrangeiros optem por bares em outros bairros boêmios da cidade, como Bixiga, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Vila Mariana e Vila Olímpia, além da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
O excesso de público na Vila Madalena faz com que até quatro quadras da rua Aspicuelta fiquem interditadas em dias de maior movimento. Após o jogo entre Brasil x México, foram recolhidos no bairro 40 toneladas de lixo. Depois da última partida da seleção, contra Camarões, na última segunda-feira (dia 23), esse número chegou a 50 toneladas.
“Cada jogo na cidade gera sobrecarga na Vila Madalena. Para terça-feira, iremos dispor de 160 banheiros químicos, o dobro do que tinha anteriormente. Também aumentamos o perímetro de proibição de estacionamento e vamos intensificar a fiscalização aos ambulantes”, contou Barchini.
Para Agustín Arambari, cônsul-geral da Argentina em São Paulo, não haverá problema de segurança por conta da histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos. “Foram adotadas todas as medidas preventivas para que não aconteça conflito entre torcidas. Vamos apenas curtir o jogo”, afirmou ele.
Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), participou ativamente da etapa que abriu o circuito estadual de cic
Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho
O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está c
Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos
Estão abertas as inscrições para as atividades físicas gratuitas para idosos, com idades a partir dos 60 anos. O projeto Viva Mais é desenvolvido pe
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem servidores(as) de diversas áreas com atuação destacada em competições estaduais, nacionais e até inte