Domingo, 15 de junho de 2014 - 00h14
A Suíça, que neste domingo (15.06) enfrenta o Equador, às 13h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, na primeira partida da capital na Copa do Mundo FIFA 2014, tem mais tradição que o adversário: foram nove participações desde 1934, na Itália, contra apenas duas dos sul-americanos, que estrearam em 2002, na Coreia do Sul e do Japão e não se classificaram para a Copa da África do Sul, em 2010.
Uma das melhores campanhas da Suíça aconteceu em 2006, na Alemanha, quando a equipe não levou gols. O time ficou em primeiro lugar na fase de grupos, numa chave que tinha França e Coreia do Sul, semifinalista em 2002. Mas caiu nas oitavas de final, na disputa de pênaltis diante da Ucrânia.
Em 1954, em casa, os europeus ficaram em segundo num grupo que tinha Itália, Inglaterra e Bélgica. Na segunda fase, porém, perderam para a Áustria por 7 x 5. O país também já ficou 28 anos (seis edições) sem se classificar para Copa, entre 1966 e 1994. E terminou em último lugar em duas ocasiões: 1962 e 1966.
De acordo com o jornalista Gianni Wyler, do jornal suíço Blick, os torcedores do país não acreditam que a seleção passará das oitavas de final, apesar da sexta colocação no ranking da FIFA. “O time é muito jovem. Vencemos Brasil (1 x 0, em 2013) e Alemanha (5 x 3, em 2012) em amistosos, mas na Copa é tudo mais difícil”, explica.
Já o Equador caiu na fase de grupos em 2002 e chegou às oitavas de final em 2006 – derrota por 1 x 0 para a Inglaterra, O repórter e comentarista Roberto Machado, da rádio Mach Deportes, de Quito, crê que a seleção chegará à mesma fase na edição deste ano – uma boa participação para os padrões do país.
O jornalista explica a evolução do futebol local. “Começou quando contratamos o técnico montenegrino Dušan Drašković”, conta Machado. “Depois dele, vieram vários treinadores colombianos, que ajudaram a melhor o nível técnico, tático e físico do nosso futebol”, completa. Reinaldo Rueda comanda o time desde 2010.
Suíça» 6ª no ranking da FIFA Em Copas do Mundo
9 participações Campanhas
1934 - 7º |
Equador» 26º no ranking da FIFA Em Copas do Mundo
2 participações Campanhas
2002 – 24º |
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara