Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Teixeira: Brasil vai organizar uma Copa do Mundo impecável


Da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, publicou, no portal da entidade na internet, comunicado sobre os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil – motivo de críticas do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke.

Na última sexta-feira (2), Valcke havia dito que o Brasil precisava levar “um pontapé no traseiro” para acelerar as obras da Copa do Mundo e criticou também a Lei Geral da Copa, que tramita na Câmara dos Deputados. As declarações fizeram o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocar uma entrevista coletiva ontem (3), na qual disse que não aceitará mais Valcke como interlocutor das conversas entre a Fifa e o Brasil.

“Algumas questões na organização da Copa do Mundo podem parecer que avançam lentamente. Mas, em todo processo democrático, as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo. O Brasil não tem um dono, é uma democracia sólida e reconhecida mundialmente. O país e seus três Poderes devem ser respeitados sempre”, disse Teixeira no comunicado.

O presidente da CBF reconheceu “que as preocupações da Fifa, em relação aos preparativos de todas as Copas do Mundo, são naturais e legítimas”. Mas garante que “a entidade pode ficar tranquila porque o Brasil e seu povo têm competência e seriedade para organizar uma Copa do Mundo impecável, inesquecível”.

Ainda de acordo com Teixeira, a Copa de 2014 ocorrerá no Brasil porque “veio através de uma construção política que possibilitou o rodízio de continentes. Chegou à América do Sul pela sua força de nove títulos mundiais. Foi confiada ao país mais vitorioso da história das copas, o único que disputou todas as edições do torneio. Veio para uma das seis maiores economias do planeta, para o país que segue crescendo enquanto a maior parte do mundo atravessa uma grave crise”.

Teixeira reforçou ainda que o Mundial ocorrerá também por vontade do governo federal, do Comitê Organizador Local da Copa (COL), da CBF, “mas, acima de tudo, por merecimento. O povo brasileiro que, ao contrário de vozes isoladas que preferem o canto da derrota, receberá [a Copa do Mundo] com extremo orgulho, 64 anos depois, a maior festa do futebol mundial”.
 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)