Terça-feira, 1 de novembro de 2011 - 09h01
O público de Porto Velho aderiu às ações realizadas pelo projeto Tenda Esporte e Academia Alternativa da prefeitura da Capital. Diariamente, cerca de 200 pessoas comparecem ao Parque da Cidade, na Avenida Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte, para receber orientações, fazer avaliações e praticar atividades físicas. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
Conforme secretária adjunta da Semes, Cleidimara Alves, o principal objetivo do projeto é promover a saúde da população, incentivar a prática de exercícios físicos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto foi implantado há três anos no Espaço Alternativo e foi transferido para o Parque da Cidade desde a sua inauguração, em maio de 2009, pelo fato de oferecer mais estrutura. A princípio, eram oferecidas apenas orientações e avaliações, mas recentemente a prefeitura montou uma academia no local em espaço aberto, que fica 23 horas a disposição do público.
A professora de educação física Isa Dias, que atende no Parque da Cidade, disse que a Tenda Esporte e Academia Alternativa é direcionada principalmente para as pessoas que não gostam, não dispõem de tempo ou não podem pagar o atendimento nas academias tradicionais. Quem procura o local, passa por orientações e avaliações de nutricionistas e profissionais de enfermagem, incluindo a verificação da pressão arterial, peso e altura, dentre outros itens. Na seqüência, é submetido ao teste físico e só depois é encaminhado para os exercícios mais apropriados.
Isa Dias informa que mesmo aqueles que preferem simplesmente fazer caminhadas podem e devem receber as orientações dos profissionais colocados a disposição do público. “O atendimento aqui é igual ao que é feito nas academias tradicionais, com as vantagens de ser ao ar livre, no horário mais apropriado para as pessoas e totalmente de graça”, comenta. Ela acrescenta que são ministradas aulas de aeróbica, dança, alongamento e várias outras atividades físicas, todas sob orientação dos profissionais.
No caso de ser detectado qualquer problema de saúde durante as avaliações, os profissionais orientam a pessoa a procurar atendimento médico e só depois retornar para nova avaliação e saber qual o exercício é mais apropriado. O foco principal, segundo Isa Dias, é a prevenção das doenças por meio de exercícios bem orientados.
Cleidimara Alves acrescentou que o prefeito Roberto Sobrinho pretende implantar no próximo ano mais dois pólos de atendimentos por meio da Tenda Esporte e Academia Alternativa. Um deles será no Skate Parque e o outro no Parque Circuito. Os dois espaços são freqüentados principalmente por pessoas que gostam de fazer caminhadas e praticar outras atividades físicas.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen