Terça-feira, 20 de maio de 2014 - 05h06
O troféu mais cobiçado do mundo- a Taça da Copa do Mundo- esteve de passagem em Porto Velho neste final de semana. Confeccionada em 6 quilos de ouro maciço, o objeto esteve disponível para visitação de toda a população da capital e turistas. A exposição realizada no domingo, das 09h às 21h aconteceu no Mercado Cultural, um dos cartões postais da cidade.
A fila de torcedores à espera do momento mágico era grande. Para distrair aos que aguardavam, a Coca-Cola, organizadora do evento, realizou atividades recreativas ao som de Dj’s, com direito a apresentação de dançarinos. Entre os visitantes, estava o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, que foi recebido pelo tricampeão Rivelino e pelos campeões representantes do município, Marinalva da Costa (ex- corredora) e Valter Santos (ex-jogador).
Emocionado, Mauro não perdeu a oportunidade de narrar um dos maiores feitos do ex- jogador, a conquista de mais um título na Copa do Mundo de 1970, quando marcou três gols. Como um bom torcedor, o prefeito não dispensou os cliques ao lado da taça. "Este é um dos momentos raros que toma conta do país, que chama o patriotismo, une as pessoas, é um momento muito forte, desde o tocar do hino até quando se termina o jogo. Porto Velho se sente bastante agraciada e feliz por representar todo o estado em um evento dessa magnitude", comentou Nazif, ao completar que ficou contente em poder ver a alegria dos presentes que tiveram a sensação do que é estar perto da taça.
Depois de arriscar alguns palpites com Rivelino e os representantes da Coca-Cola, otimista, o prefeito deu uma sugestão aos organizadores do tour. “Pedimos aos representantes, que terminada a copa, tragam novamente a taça para que o povo sinta o gosto do hexacampeonato”, brincou.
Tour da Taça
O tour mundial teve seu lançamento em 12 de setembro de 2013, partindo do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ao longo de 225 dias, foram 89 países percorridos. Porto Velho foi a 19ª capital brasileira visitada. O troféu segue para Manaus, onde ficará em exposição no dia 19 de maio. O tour termina dia 1º de junho, em São Paulo.
Curiosidades
Somente campeões mundiais e Chefes de Estado têm o direito de segurar o cobiçado troféu que traz gravado, na parte inferior, o nome e o ano de cada ganhador da Copa do Mundo da FIFA desde 1974.
De acordo com o regulamento, a Taça pertence à FIFA e é entregue ao país campeão, que leva para casa uma réplica folheada a ouro – e não de ouro maciço como a original.
Fonte: Renata Beccária | Fotos: Frank Néry
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara