Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Valcke diz não acreditar em fim da venda ilegal de ingressos


 
Vinícius Lisboa
Agência Brasil

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu hoje (14) que houve venda irregular de ingressos da Copa do Mundo e que o problema nunca será totalmente superado, mas disse que a entidade luta para combater esse comércio ilegal.

“Nós tivemos pessoas presas na África do Sul assim como no Brasil, mas não acredito que vamos conseguir pôr um fim nessa venda de ingressos fora do sistema da Fifa”, disse Valcke. “A Fifa vende todos os ingressos no valor de face (impresso). E isso está claro. Não há sequer um ingresso vendido pela Fifa num valor superior ao que está impresso. Mas temos 3 milhões de ingressos fora do sistema da Fifa, que vão para os parceiros e são vendidos de novo. É contra essa venda que temos que lutar”, reconheceu.

Valcke disse que a Fifa colabora com os governos no combate a essa prática e afirmou que o correto é devolver à entidade os ingressos que não forem usados, em vez de revendê-los em um preço maior. “Não se pode dizer que a Fifa não está lutando contra esse sistema ilegal. Sempre oferecemos todo o nosso apoio às autoridades”.

O presidente da federação, Joseph Blatter, rebateu o uso da palavra corrupção ao ser perguntado sobre o assunto. “Para falar em corrupção é preciso apresentar provas e evidências de que houve corrupção. Agora, falar que algo estava errado com os ingressos, eu aceito. Mas corrupção? Onde? Sobre a venda ilegal de ingressos podemos dar respostas”, disse Blatter.

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro levou à prisão do britânico Raymond Whelan, diretor da empresa Match, autorizada pela Fifa a vender pacotes de hospitalidade para a Copa do Mundo, que incluem hospedagem, traslado, ingressos e outros serviços. O britânico teve prisão preventiva decretada no último dia 10, estava foragido e se entregou na tarde de hoje.

Whelan é suspeito de envolvimento em esquema ilegal de venda de ingressos a preços maiores que os impressos nos tickets, o que contraria o Estatuto do Torcedor. De acordo com as investigações, a prática levava a lucros que chegavam a 1.000%.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)