Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Verdão perde pênalti, mas arranca empate do Tricolor


Um gol de Luis Fabiano aos 12 minutos e um pênalti desperdiçado por Valdívia na segunda etapa – quando o Palmeiras já tinha perdido Henrique por expulsão – poderiam ter feito o São Paulo vencedor no clássico deste domingo. Mas o time alviverde, em alta pelo título da Copa do Brasil, não se entregou e arrancou empate por 1 a 1 na congelante Arena Barueri, com gol de cabeça de Mazinho aos 36 minutos.

O resultado deixa o Verdão com seis pontos, no entanto não o tira da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, o Tricolor fica fora da região que dá vaga na próxima edição da Copa Libertadores, pois vai a 16 pontos e encerra a nona rodada em quinto lugar.

O São Paulo tem novo compromisso pela competição nacional na quarta-feira, diante do Vasco, no Morumbi. No dia seguinte, o Palmeiras volta ao Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, seu rival na conquista da Copa do Brasil.

A partida deste domingo, a propósito, era a primeira depois do título. O Palmeiras ainda não contava com Barcos, em recuperação de cirurgia por crise de apendicite, e atuou também sem Thiago Heleno e Luan, que machucaram a coxa esquerda na final contra o Coritiba. Além deles, mais duas ausências: o zagueiro Román já vinha sendo desfalque, e Marcos Assunção não foi relacionado.

A solução de Luiz Felipe Scolari no sistema defensivo foi a entrada de Leandro Amaro, como ocorreu no meio de semana, no Couto Pereira. Na frente, Mazinho mais uma vez teve a companhia de Betinho, sendo municiado por Valdívia. O chileno voltava depois de não ter jogado na decisão da Copa do Brasil por estar suspenso.

O outro lado do clássico também tinha novidades. Como as estreias do técnico Ney Franco e do zagueiro Rafael Toloi, este fazendo dupla com Rhodolfo, recuperado de contratura na coxa esquerda. Casemiro e Cícero também voltaram a ser titulares, e o ataque, sem Lucas (com a Seleção Olímpica), tinha Luis Fabiano (suspenso na rodada passada) e Osvaldo.

O jogo começou com o time alviverde buscando o ataque, sob gritos de “campeão”, mas foi o São Paulo rapidamente quem tirou o zero do placar. Valdívia cometeu falta boba em Casemiro na intermediária aos 12 minutos e viu Jadson levantar a bola para Luis Fabiano, nas costas da zaga. Com um toque de primeira, o atacante venceu Bruno e balançou a rede. “Vacilamos, mas fomos melhores”, lamentou o goleiro, no intervalo.

O autor do gol concordou com o palmeirense. “Criamos muito pouco. Muito pouco. Temos que sair de trás e pressionar mais, porque o Palmeiras criou algumas oportunidades para empatar. Pelo que foi a partida até aqui, (o resultado) está bom”, frisou Luis Fabiano, em resumo de como havia sido a primeira etapa.

Apesar de não ter acusado o golpe pelo gol e dominado o campo ofensivo, o Palmeiras não se aproveitou disso. A grande chance saiu aos 24 minutos. Douglas protegeu bola no escanteio e, cercado por Mazinho, fez recuo errado. Betinho estava entre ele e Denis, ficou com a bola e chutou forte para boa defesa do goleiro junto à trave. Na cobrança de escanteio, um cabeceio quase selou o empate.

Confiante, o Palmeiras ainda experimentou arremates de fora da área diversas vezes, sem sucesso. O São Paulo, por sua vez, valia-se principalmente de bolas paradas. Uma delas, aliás, que só existiu porque Henrique precisou cometer falta em Osvaldo perto da meia-lua, evitando que o atacante invadisse a área. Mas a defesa alviverde estava mais esperta depois da bobeada no gol.

Defesa que precisou ser modificada nos acréscimos do primeiro tempo. Maurício Ramos sentiu incômodo na coxa direita, caiu em campo e teve de ser substituído. A opção de Felipão foi colocar Maikon Leite e trazer Henrique de volta do meio-campo para a zaga. Ao fim da etapa, perguntado sobre a orientação do treinador, o atacante sorriu. “Não deu para conversar ainda (a substituição foi às pressas, vamos ver agora”, disse.

Qualquer que fosse a tática definida no vestiário, ela se desfez aos oito minutos da etapa final, pois Henrique cometeu falta em Douglas na lateral, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Artur foi deslocado para formar dupla com Leandro Amaro, e Betinho deixou o campo para a entrada de Cicinho na lateral direita. Mas a mudança só se deu aos 13 minutos, depois que Valdívia perdeu pênalti sofrido por ele próprio. O chileno bateu fraco e facilitou a defesa de Denis.

Com um homem a mais e novo ânimo pelo pênalti defendido, o São Paulo teria o jogo nas mãos até o apito final. Ou quase. O Palmeiras não se entregou e fez a defesa tricolor passar apuros. Após cobrança de escanteio aos 36 minutos, Denis fez grande defesa, mas não pôde evitar o empate na sequência, em cabeceio de Mazinho: 1 a 1.

O clássico ficou ainda mais aberto, já que o São Paulo saiu mais para o ataque diante do ruim resultado com um jogador a mais. O Palmeiras poderia até ter virado o placar caso Maikon Leite aproveitasse melhor os rápidos contragolpes encaixados. Ainda assim, o empate teve sabor de vitória para os campeões da Copa do Brasil.

Fonte: Gazeta Esportiva.NET
 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre

O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

Sociedade Vida Ativa encerra sua participação na copa de acesso com superação e destaques individuais

A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Prefeitura de Porto Velho realiza festival de celebração pelas conquistas de 2024 do Programa Talentos do Futuro

Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu

A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)