Domingo, 25 de maio de 2014 - 15h44
Yara Aquino
Agência Brasil
Voluntários que vão atuar durante a Copa do Mundo no DF participaram de simulações de atendimento de primeiros-socorros, combate a incêndios e controle de situações de pânico Antonio Cruz/Agência Brasil
Voluntários que vão atuar durante a Copa do Mundo no Distrito Federal (DF) participaram, neste fim de semana, de simulações de atendimento de primeiros-socorros, combate a incêndios e controle de situações de pânico. Cerca de 300 pessoas receberam orientações do Corpo de Bombeiros sobre como usar o extintor de incêndio, fazer uma massagem cardíaca e usar um desfibrilador automático.
As atividades em Brasília ocorreram ontem (24) e hoje (25) e cada voluntário participou durante um turno em apenas um dos dias. Antes de chegar ao treinamento prático, os voluntários tiveram preparo teórico pela internet, no site Brasil Voluntário, com monitoria e espaço para tirar dúvidas.
O major do Corpo de Bombeiros do DF Tarcísio Vasconcelos explicou que o curso faz com que as pessoas identifiquem necessidades fundamentais em locais de público e percam o medo de usar os recursos que estão ao alcance no momento. No treinamento para possíveis situações de pânico, o major explica que estão incluídas orientações para atender a turistas em casos de manifestações.
“Identificamos que o voluntário estará em áreas comuns e elas são sujeitas a problemas como manifestações, onde pode ter turista perdido, assustado. Eles [os voluntários] estão sendo orientados sobre como se comportar diante de um grupo que tenha a intenção de causar distúrbio e assumir a posição de liderança para retirar essas pessoas”, disse.
Após ter sido voluntária na Copa das Confederações, Lindalva Cavalcante, servidora pública de 56 anos, decidiu repetir a experiência na Copa do Mundo. “Acho que o trabalho voluntário faz parte da nossa cidadania, a gente se sente bem vendo que pode fazer um pouquinho mais por alguém”. Depois de ter simulado uma massagem cardíaca e usado um extintor para apagar um foco de incêndio, Lindalva ressaltou a importância do treinamento de hoje. “Como seremos várias pessoas aglomeradas, é possível ter incidentes e poderemos ajudar a salvar uma vida. São ações simples que salvam mesmo”, concluiu.
O estudante de administração Welington Meireles, de 23 anos, também participou do treinamento e comentou que o aprendizado não será útil apenas para a Copa do Mundo. “Com o treinamento de hoje, estamos mais conscientes para ajudar as pessoas também no dia a dia, além de servir para futuras atuações como voluntários”, disse ele que também exerceu esse tipo de atividade nas Olimpíadas Escolares Mundiais - Gymnasiade, no ano passado.
Este é o quarto e último fim de semana de treinamento presencial dos voluntários. No primeiro, o tema foi o turismo, com informações sobre a cidade. No segundo fim de semana, as orientações foram sobre como atender e abordar os visitantes. Em seguida, o tema foi mobilidade urbana e os voluntários foram informados sobre como será organizado o trânsito e o deslocamento dos pedestres nos dias de jogos na cidade-sede onde vai atuar.
A coordenadora-geral de Voluntariado em Brasília, Dalva Alcoforado, explica que só os voluntários que participam dos treinamentos vão atuar durante o Mundial de futebol. No entanto, o número dos que participam está abaixo do esperado, segundo Dalva. Para este fim de semana, a expectativa era receber 1,5 mil pessoas e 300 compareceram. O perfil do voluntário mais atuante é o de pessoas entre 40 e 70 anos, de acordo com a coordenadora.
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara