Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 20h20
A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na história também por ser a primeira a ter duas tecnologias para auxiliar a arbitragem. Além do spray para sinalizar as posições da barreira e de onde o jogador deve cobrar as faltas, a Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi instalada nas 12 arenas que recebem partidas do Mundial. Os estádios estão equipados com câmeras capazes de captar o exato momento em que a bola ultrapassa a meta dos goleiros. O sistema emite um sinal visual e vibratório para um relógio no pulso dos juízes.
Para o ex-jogador Zico, o futebol necessita incorporar tecnologias como essa para não prejudicar o trabalho das equipes. “Sou a favor da tecnologia, você não pode ser eliminado, ou perder em uma Copa do Mundo, como já ocorreu, em situações que você viu que a bola entrou, ou, por um gol de mão. O que a gente puder fazer para eliminar isso e punir quem joga com essa intenção é fundamental. Eu que já fui técnico de seleção em Copa, não posso trabalhar três anos e de repente ser eliminado por algo assim”, comentou durante coletiva de imprensa no Maracanã, nesta segunda-feira.
Na opinião de Zico, os árbitros estão muito expostos e ferramentas como essa melhoram o futebol. “Hoje já é um massacre contra o juiz. São câmeras por todos os lados e por questões de milímetros, que às vezes repetem várias vezes e não dá para se ter uma opinião, querem que o juiz decida em questão de segundos”.
O primeiro gol validado com o auxílio da TLG na Copa do Mundo foi na partida entre França 3 x 0 Honduras, neste domingo (15.06), apitada pelo brasileiro Sandro Meira Ricci. No segundo tento francês, a bola bateu na parte interna da trave, voltou na direção oposta, tocou no goleiro e mudou de sentido, cruzando a linha. Ficou a dúvida se havia sido gol, que foi confirmado pelo sistema. A FIFA garante 100% de confiança nele.
“Domingo apareceu duas vezes a animação do gol, uma em que parecia que a bola não entrou e depois outra que mostrava que ela havia entrado, por isso houve certa confusão, mas, você nitidamente vê por uma câmera lateral que a bola entrou no gol”, declarou Zico, se referindo aos replays exibidos pela geração de TV e nos telões do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
A FIFA disse que os geradores de imagens recebem a captação das diversas câmeras e decidem quais irão transmitir. A entidade disse que vai analisar com a empresa responsável a possibilidade de melhorias na exibição dos replays.
Atletas rondonienses se destacam no Campeonato Brasileiro de Basquete, em Caxias do Sul
Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e e
Atletas de Ji-Paraná conquistam sete medalhas no badminton nos Jogos da Juventude 2024
Estudantes de Ji-Paraná conquistaram sete medalhas no badminton, representando Rondônia em diferentes categorias durante os Jogos da Juventude 2024.
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara