Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Cineasta Ruy Guerra no CineAmazônia


O CineAmazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental -, que em Porto Velho acontece de 15 a 18 de novembro próximo, desde sua primeira edição, vem incluindo em sua programação uma série de   homenagens a  grandes nomes da cultura nacional e a personalidades da causa ambiental, como Frans Krajcberg (artista plástico e ambientalista), Adrian Cowell (videodocumentarista), Vicente Rios (cinegrafista), Maurice Capovilla (jornalista e documentarista), Dira Paes(Atriz), Marcos Palmeira(ator), entre outros.
 
Nesta 4ª edição, o CineAmazônia estará homenageando, ao lado de Zelito Viana, o  cineasta Ruy Guerra, um dos pioneiros do Cinema Novo nos anos 60.
 
Ruy Guerra nasceu em Lorenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, e desde adolescente já escrevia críticas de cinema, contos e crônicas, além de produzir filmes em 8mm. Estudou arte cinematográfica em Paris, no IDHEC (Instituto de Altos Estudos Cinematográficos), onde começou a trabalhar como assistente de câmera e de direção.
  
Entre suas obras, destacam-se "Os Cafajestes" (de 1963, o primeiro filme não-documentário, que teve destaque em todo o país), "Os Fuzis" (de 1964, considerado um dos clássicos da estética da fome) e "Os Deuses e os Mortos" (de 1970) - considerados marcos do cinema brasileiro.
 
Guerra também atua como montador, diretor de fotografia, produtor e ator (como em "Aguirre, a Cólera de Deus", de Werner Herzog, 1972). É praxe sua ser roteirista ou co-roteirista dos filmes que dirige.
 
Nos últimos anos, Ruy  trabalhou na direção e redação de peças teatrais e colaborou como letrista para grandes nomes da MPB, entre eles seu parceiro de primeira hora Chico Buarque de Holanda. Entre 1994 e 1998, assinou uma crônica semanal no jornal "O Estado de S. Paulo".
 
Hoje, o cineasta é diretor do Curso Superior de Cinema na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, onde também leciona sobre linguagem cinematográfica.
 
Durante o CineAmazônia, serão exibidos alguns dos filmes do cineasta, entre eles  "Os Fuzis", "Kuarup" e "Estorvo".

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)