Segunda-feira, 18 de setembro de 2006 - 12h58
O CineAmazônia Festival de Cinema e Vídeo Ambiental -, que em Porto Velho acontece de 15 a 18 de novembro próximo, desde sua primeira edição, vem incluindo em sua programação uma série de homenagens a grandes nomes da cultura nacional e a personalidades da causa ambiental, como Frans Krajcberg (artista plástico e ambientalista), Adrian Cowell (videodocumentarista), Vicente Rios (cinegrafista), Maurice Capovilla (jornalista e documentarista), Dira Paes(Atriz), Marcos Palmeira(ator), entre outros.
Nesta 4ª edição, o CineAmazônia estará homenageando, ao lado de Zelito Viana, o cineasta Ruy Guerra, um dos pioneiros do Cinema Novo nos anos 60.
Ruy Guerra nasceu em Lorenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, e desde adolescente já escrevia críticas de cinema, contos e crônicas, além de produzir filmes em 8mm. Estudou arte cinematográfica em Paris, no IDHEC (Instituto de Altos Estudos Cinematográficos), onde começou a trabalhar como assistente de câmera e de direção.
Entre suas obras, destacam-se "Os Cafajestes" (de 1963, o primeiro filme não-documentário, que teve destaque em todo o país), "Os Fuzis" (de 1964, considerado um dos clássicos da estética da fome) e "Os Deuses e os Mortos" (de 1970) - considerados marcos do cinema brasileiro.
Guerra também atua como montador, diretor de fotografia, produtor e ator (como em "Aguirre, a Cólera de Deus", de Werner Herzog, 1972). É praxe sua ser roteirista ou co-roteirista dos filmes que dirige.
Nos últimos anos, Ruy trabalhou na direção e redação de peças teatrais e colaborou como letrista para grandes nomes da MPB, entre eles seu parceiro de primeira hora Chico Buarque de Holanda. Entre 1994 e 1998, assinou uma crônica semanal no jornal "O Estado de S. Paulo".
Hoje, o cineasta é diretor do Curso Superior de Cinema na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, onde também leciona sobre linguagem cinematográfica.
Durante o CineAmazônia, serão exibidos alguns dos filmes do cineasta, entre eles "Os Fuzis", "Kuarup" e "Estorvo".
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia