Sexta-feira, 10 de novembro de 2006 - 21h38
Transparência e isenção na realização do Prêmio que valoriza o bom jornalismo
O Prêmio SINJOR de Jornalismo surgiu em 2004, partir de uma conversa de membros da direção do Sinjor com executivos da Brasil Telecom. A empresa já patrocinava prêmio semelhante, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac). Organizar esse importante evento tem exigido dos membros da Comissão Organizadora, muito esforço e dedicação.
Segundo a jornalista, Ivalda Marrocos, que participou da comissão organizadora da 1o e 2o edição do prêmio, está redondamente enganado quem pensa que meia dúzia de telefonemas é suficiente para se construir um prêmio dessa natureza. "O desafio de nos organizarmos, manter um calendário, buscar novos patrocinadores, estimular a participação dos profissionais, é muito complicado trata-se de um trabalho extra -", afirmou a jornalista.
O Prêmio Sinjor de Jornalismo é patrocinado pela Brasil Telecom desde a sua primeira edição. "A empresa tem a preocupação de estar engajada em projetos ligados à comunidade e valoriza o bom jornalismo praticado no estado. Consideramos altamente satisfatório o resultado e o sucesso da iniciativa. Temos um retorno institucional, e a nossa marca vinculada a um prêmio que representa o congraçamento da classe jornalística", ressaltou Leonel Durães, diretor institucional da Brasil Telecom Rondônia e Acre.
"Quando o Sinjor resolveu criar o Prêmio, muita gente duvidava, mesmo assim conseguimos finalizar a primeira edição com uma grande festa no auditório do Ministério Público", lembrou Ivalda Marrocos. A jornalista disse ainda, que é um trabalho que dura um ano todo, com reuniões semanais, escolha dos membros da comissão julgadora e outras ações necessárias para que o prêmio aconteça.
Dificuldades à parte na realização do Prêmio Sinjor de Jornalismo, hoje o concurso está consolidado e a premiação dos vencedores da terceira edição, acontece no dia dois de dezembro, em local ainda a ser confirmado.
O Prêmio Sinjor de Jornalismo é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), com o patrocínio da Brasil Telecom e Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). A iniciativa conta ainda com o apoio das Edições Paulinas, Governo de Rondônia, Oana Publicidade, Prefeitura de Porto Velho e Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj).
Comissão julgadora
A comissão julgadora, responsável pela escolha dos trabalhos que serão premiados é formada por pessoas consumidoras de informações, ou seja, que lêem jornal, assistem noticiário na TV, ouvem noticiário das emissoras de rádio e acessam os sites de webjornalismo, dos mais diversos segmentos e possuidores de credibilidade na sociedade. A escolha é feita de acordo com a visão do leitor/ telespectador, que acompanha diariamente o noticiário produzido pelos jornalistas rondoniense. Vale ressaltar, que também compõe a comissão um profissional da área de comunicação, que atua em outro estado.
Para o jornalista, Silvio Persivo, ter participado da comissão julgadora do Prêmio Sinjor, na sua segunda edição foi uma experiência. "São muitas pessoas na comissão, muitas opiniões pessoais, tem que ter o consenso do grupo. Às vezes você é contrariado, mas faz parte do processo. É interessante porque você observa o nível dos trabalhos que estão sendo feitos, e há muita gente de qualidade na imprensa de Rondônia", afirmou.
Credibilidade
Em todas as etapas do Prêmio Sinjor a Comissão Organizadora não abre mão de princípios como: credibilidade, isenção, transparência e seriedade. "Nunca houve nenhum tipo de interferência de algum patrocinador. As comissões organizadora e julgadora sempre tiveram total liberdade para realizar os seus trabalhos", garantiu Ivalda Marrocos.
De acordo com o jornalista, Júlio Aires, membro da comissão organizadora, não aceita qualquer tipo de interferência que venha colocar em dúvida a forma como o Prêmio é realizado, em qualquer das suas etapas. "Essa é uma questão de honra para todos nós, responsáveis pelo concurso", ressaltou.
Inscrições
As inscrições que terminam no próximo dia 16, podem ser efetuadas na sede do SINJOR, localizada à Rua Rui Barbosa (anexo ao estádio Aluízio Ferreira). Maiores informações podem ser disponibilizadas pelo telefone 3224-3782.
Fonte: Julio Aires
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia