Quinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Falecimento

Morre Renê, símbolo da imprensa da fronteira


Morre Renê, símbolo da imprensa da fronteira - Gente de Opinião

Gráfico por formação, dos tempos ainda da “caixa francesa”, o boliviano René Soto Acuna teve participação ativa na imprensa de Rondônia, inicialmente com seu trabalho na oficina do “O Imparcial” e, depois, como sócio do semanário “O Mamoré”, ambos em Guajará-Mirim.

René, ou “seu René”, como o chamei desde que o conheci ainda na gráfica de “O Imparcial”, faleceu esta madrugada em Porto Velho, onde estava em tratamento, conforme nota distribuída pelo Sinjor – Sindicato dos Jornalistas de Rondônia.

Há alguns anos ele falou de sua trajetória, em matéria publicada no “Alto Madeira” (1917/2017) A entrevista foi algumas vezes interrompida porque ele queria sempre mostrar os velhos tipos de sua oficina.

Segundo a historiadora Lúcia Tereza (*) com apoio do bispo dom Geraldo Verdier e os moradores de Guajará Paulo Saldanha, Emílio Santiago e Raul Barros, foi criado o “O Mamoré”, que só há poco tempo passou para a o mundo virtual.

Lúcia Tereza lembra ainda que no dia 28 de fevereiro de 1988, circulou o primeiro número do “O Guaporé”, mas registando ser o número zero. A ideia de René, em colocar o n[úmero zero foi em razão do descrédito de muitas pessoas, que apostavam da descontinuidade do projeto.  

(*) “Guajará-Mirim, a Perola do Mamoré”

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Falecimento de Paulo Afonso Ferreira

Nota de Falecimento de Paulo Afonso Ferreira

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Paulo Affonso Ferreira, aos 77 anos de idade.Nascido em 10 de fevereiro de 1948, natural de Espera Fe

Governo de RO decreta luto oficial de três dias em homenagem ao ex-comandante da Polícia Militar

Governo de RO decreta luto oficial de três dias em homenagem ao ex-comandante da Polícia Militar

O governo de Rondônia oficializou, por meio do Decreto n° 30.075, de 17 de março de 2025, luto oficial de três dias em todo o território estadual em

Nota de Falecimento do coronel Walnir Ferro de Souza

Nota de Falecimento do coronel Walnir Ferro de Souza

Veja também:https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/coronel-walnir-ferro-mito-da-policia-militar-de-rondonia

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)